Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Além de fundamentais para a manutenção da vida das células, as enzimas são biomoléculas utilizadas em processos industriais de diferentes áreas, como a de alimentos, papel, têxteis e medicamentos.

Sobre a importância das enzimas, assinale a afirmativa correta.

Resposta:

A alternativa correta é letra C) Reduzem a energia de ativação de uma reação química, aumentando sua velocidade.

Gabarito da banca: Letra "C"

Entendimento: Letra "C"


Acompanhe nossa análise:

 

A única resposta correta é a assertiva C. Anote aí:

Uma enzima é uma macromolécula que atua como catalisador, agente químico que acelera a reação sem ser consumido por ela. Neste capítulo, vamos enfocar as enzimas proteicas. (Algumas moléculas de RNA, chamadas de riboenzimas, podem atuar como enzimas [...]. Sem a regulação pelas enzimas, o tráfego químico pelas rotas do metabolismo se tornaria terrivelmente congestionado, pois algumas reações demorariam muito tempo. [...].

 

Proteínas, DNA e outras moléculas complexas da célula são ricas em energia livre e têm potencial para se decomporem espontaneamente; isto é, as leis da termodinâmica favorecem sua degradação. Essas moléculas persistem apenas porque, na temperatura típica das células, poucas con-seguem transpor a barreira de energia de ativação. Todavia, em alguns momentos, as barreiras de certas reações devem ser superadas para que as células realizem o trabalho necessário para a vida. O calor acelera as reações permitindo que os reagentes alcancem o estado de transição com mais frequência, mas essa solução é inapropriada para os sistemas biológicos. Em primeiro lugar, altas temperaturas desnaturam proteínas e matam as células. Depois, o calor irá acelerar todas as reações e não apenas as necessárias. Os organismos, então, utilizam uma alternativa para acele-rar reações: a catálise. (p. 151-152, grifo nosso).

Referência: REECE, J. B. et al. Biologia de Campbell. 10. ed. Porto Alegre: Artmed, 2015.

 

Veja o esquema (p. 152):

Referência: REECE, J. B. et al. Biologia de Campbell. 10. ed. Porto Alegre: Artmed, 2015.

Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *