As células humanas contêm diferentes moléculas. As moléculas mais abundantes nessas células são as de
- A) proteína.
- B) lipídios.
- C) glicídios.
- D) água.
- E) sais minerais.
Resposta:
A alternativa correta é letra D) água.
Gabarito: Letra D.
d) água.
A água é a molécula mais abundante no corpo humano, 70% do nosso corpo é composto por água. Nas células que compõe cada um dos nossos tecidos não é diferente, a molécula mais abundante é a água, representando aproximadamente 80% do peso celular. Essa molécula inorgânica auxilia em praticamente todos os processos metabólicos, servindo como solvente para diversas substâncias, transporta moléculas dentro e fora do ambiente celular, diversas reações químicas ocorrem permeadas por água e também auxilia no controle de temperatura de animais e plantas.
Análise das demais alternativas:
a) proteína.
INCORRETO.
As proteínas são as moléculas orgânicas mais abundantes nas células, mas representam apenas aproximadamente 15% da composição celular, enquanto a água, molécula inorgânica, representa 80%. As proteínas, compostas por aminoácidos unidos por ligações peptídicas, têm inúmeras funções e estão envolvidas em praticamente todas as atividades celulares atuando como elementos estruturais, na regulação da expressão gênica, na defesa imunológica, no transporte de moléculas e organelas, como moléculas de reserva, como enzimas, elementos contráteis, além das proteínas que atuam como hormônios controlando o metabolismo.
b) lipídios.
INCORRETO.
Os lipídios são moléculas orgânicas de grande importância para as células, porém representam apenas aproximadamente 2% da composição celular. Essas moléculas são elementos que compõe a membrana celular, participam da síntese hormonal, além de serem fontes energéticas.
c) glicídios.
INCORRETO.
Os glicídios, apesar de sua importância vital para o funcionamento celular, não são as moléculas mais abundantes nessas, representando por volta de 3% da composição celular. Esse grupo de moléculas é representado pelos açúcares, carboidratos, hidratos de carbono, etc. São exemplos de glicídios importantes para a atividade celular: glicose, sacarose, frutose, amido e celulose. Essas moléculas têm a função de fornecer energia às células e no caso do amido e da celulose também é desempenhada a função de armazenar energia como moléculas de reserva, além da função estrutural.
e) sais minerais.
INCORRETO.
Os sais minerais representam apenas cerca de 2% de toda a composição celular, essa classe de moléculas composta pelo cálcio, cloro, cobre, ferro, flúor, fosforo, iodo, magnésio, manganês, potássio e sódio desempenham diversas funções nas células entre elas: a contração muscular e coagulação sanguínea, para essas é necessário o cálcio; composição dos dentes, o flúor é de suma importância; síntese de hormônios da tireoide, o iodo é molécula chave; composição da hemoglobina, seu funcionamento depende de moléculas de ferro e cobre, etc.
Deixe um comentário