As duas cadeias carbônicas que formam a molécula de DNA são unidas por meio de ligações de hidrogênio entre bases nitrogenadas. Há quatro tipos de bases nitrogenadas: adenina, citosina, guanina e timina.
Nas estruturas a seguir, estão representadas, em pontilhado, as ligações de hidrogênio existentes nos pareamentos entre as bases timina e adenina, e citosina e guanina, na formação da molécula de DNA.
A desnaturação do DNA é o processo no qual as duas cadeias da molécula se separam devido à quebra das ligações de hidrogênio entre as bases nitrogenadas. Considere um estudo que comparou a desnaturação de quatro fragmentos de DNA − W, X, Y, Z − todos com a mesma quantidade total de bases nitrogenadas. Observe, na tabela, o percentual de timina presente em cada um:
Para os quatro fragmentos, a desnaturação foi realizada mediante aquecimento, sem alteração de pH e com mesma temperatura inicial.
No processo de aquecimento, a maior quantidade de energia foi consumida na desnaturação do seguinte fragmento:
- A) W
- B) X
- C) Y
- D) Z
Resposta:
A alternativa correta é letra A) W
Gabarito: Letra A.
O código genético é composto por quatro tipos distintos de bases nitrogenadas, sendo elas: adenina, timina, guanina e citosina. Para ligação da fita dupla de DNA, ocorre o pareamento de bases a partir de pontes de hidrogênio, sendo a ligação adenina - timina realizada por duas pontes de hidrogênio e a ligação citosina-guanina composta por três pontes de hidrogênio.
Esses diferentes aspectos na conformação química das moléculas e no pareamento são importantes parâmetros de serem observados em mecanismos em que é necessária a desnaturação dessas moléculas, visto que as ligações interferem diretamente no estabilidade do complexo e, consequentemente, energia necessária para seu rompimento. Visto que a ligação adenina-timina é mais fraca, apresentando apenas duas pontes de hidrogênio, é necessária menor energia despendida para seu rompimento.
Ao observarmos os dados apresentados pela questão, o fragmento de DNA W apresenta um conteúdo menor de timina quando comparados aos demais fragmentos. Isso consequentemente nos demonstra alto conteúdo guanina-citosina na molécula, sendo assim, necessitando um maior despendimento de energia para seu rompimento. Sendo assim, a alternativa A compreende a resposta correta para a questão apresentada.
Material de apoio:
LEHNINGER, T. M., NELSON, D. L. & COX, M. M. Princípios de Bioquímica. 6. ed. Porto alegre. Artmed, 2022. Ed. Artmed.
WATSON, J. D. et al. Biologia molecular do gene. 7. ed. Porto Alegre: Artmed, 2015.
Deixe um comentário