As gotas lipídicas são importantes estruturas presentes em grande parte das células animais. Uma das funções desempenhada por essas estruturas é o armazenamento de lipídeos neutros, tais como:
- A) glicolipídeos e ácido fosfatídico
- B) fosfolipídeos e ácidos graxos livres
- C) monoacilglicerídeos e colesterol livre
- D) triacilglicerídeos e ésteres de colesterol
Resposta:
A alternativa correta é letra D) triacilglicerídeos e ésteres de colesterol
Gabarito da banca: Letra "C"
Entendimento: Letra "C"
Acompanhe minha análise:
O examinador explora a composição das gotas lipídicas, a respeito das quais sabemos:
A gotícula lipídica contém TAG e ésteres de esterol e é revestida com uma monocamada de fosfolipídios, orientados com seus grupos cabeça voltados para o citosol. Proteínas específicas estão associadas à superfície das gotículas, in-cluindo a perilipina e as enzimas para síntese e quebra de TAG [...]. O TAB representa normalmente cerca de 15% da massa de um ser humano adulto jovem e saudável. Os adipócitos são metabolicamente ativos, respondendo rapidamente a estímulos hormonais em interação metabóli-ca com o fígado, o músculo esquelético e o coração.
[...]
Quando aumenta a demanda por combustível (p. ex., entre as refeições), as lipases dos adipócitos hidrolisam os triacilgliceróis armazenados, liberando ácidos graxos livres, que podem se deslocar pela corrente sanguínea para o músculo esquelético e o coração. A liberação dos ácidos graxos dos adipócitos é aumentada pela adrenalina, que estimula a fosforilação dependente de cAMP da perilipina e, assim, dá às lipases específicas para tri, di e monoacilgliceróis acesso aos triacilgliceróis na gota lipídica [...]. A lipase sensível a hormônio também é estimulada por fosforilação, mas esta não é a principal causa do aumento da lipólise. A insulina contrabalança o efeito da adrenalina, reduzindo a atividade da lipase. (p. 923, grifo meu).
A imagem aumenta a sua compreensão:
Referência: NELSON, D. L; COX, M. M. Princípios de Bioquímica de Lehninger. 7. ed. Porto Alegre: Artmed, 2019.
Deixe um comentário