As moléculas mais utilizadas pela maioria das células para os processos de conversão de energia e produção de ATP (trifosfato de adenosina) são os carboidratos. Em média, um ser humano adulto tem uma reserva energética na forma de carboidratos que dura um dia. Já a reserva de lipídeos pode durar um mês. O armazenamento de lipídeos é vantajoso sobre o de carboidratos pelo fato de os primeiros terem a característica de serem:
- A) isolantes elétricos.
- B) pouco biodegradáveis.
- C) saturados de hidrogênios.
- D) majoritariamente hidrofóbicos.
- E) componentes das membranas.
Resposta:
A alternativa correta é letra D) majoritariamente hidrofóbicos.
Gabarito: Letra D
Denomina-se lipídeos a um grupo de compostos químicos diversos que apresentam uma característica em comum: insolubilidade em água (são hidrofóbicos). Os lipídeos na forma de óleos e de gorduras são a principal forma de armazenamento de energia em diversos organismos.
A armazenamento de lipídeos (triacilgliceróis) apresenta 02 (duas) vantagens significativas em relação ao armazenamento de carboidratos (polissacarídeos, tais como o glicogênio e o amido):
- Uma vez que os átomos de carbono dos lipídeos estão mais reduzidos do que os átomos de carbono dos carboidratos, a oxidação de 1 grama de triacilgliceróis libera mais que o dobro da energia obtida na oxidação de 1g de carboidrato.
- Por serem hidrofóbicos, os triacilgliceróis armazenados dispensam a quantidade de água para a hidratação que os carboidratos exigem (cerca de 2g de água por grama de polissacarídeo hidrolisado). Portanto, o organismo que armazena lipídeos está liberado de carregar este peso extra em água.
Portanto, o armazenamento de lipídeos é vantajoso sobre o de carboidratos pelo fato de os primeiros terem a característica de serem majoritariamente hidrofóbicos (Gabarito: Letra D).
--
Referências:
1) Nelson, D. L.; Cox, M.M. Princípios de Bioquímica de Lehninger. 6ª Edição. Porto Alegre: Artmed, 2014. 1220p.
Deixe um comentário