Continua após a publicidade..
As proteínas representam a classe de polímeros de grande importância biológica. Existem milhares de proteínas, cada uma delas podendo desempenhar uma função específica. A sequência de aminoácidos que se juntam para formar uma proteína, dá-se o nome de estrutura primária. As moléculas proteicas assumem conformações. Nestes tipos de configurações estruturais, encontramos a presença ligações, as quais mantêm a forma estrutural de um composto proteico, que podem ser encontradas em grandes quantidades entre diferentes aminoácidos. Este fato pode levar à formação de dois tipos de estrutura secundária: α-hélice e β-pregueada. Assinale a alternativa que apresenta quais são os tipos de ligações que unem a estrutura primária e secundária das proteínas, respectivamente.
- A) Pontes de hidrogênio; forças de Van der waals
- B) Pontes iônicas; pontes hidrofóbicas
- C) Ligações hidrofóbicas; pontes de hidrogênio
- D) Ligações peptídicas e pontes de dissulfeto; pontes de hidrogênio
- E) Ligações hidrofóbicas; forças de Van der waals
Resposta:
A alternativa correta é letra D) Ligações peptídicas e pontes de dissulfeto; pontes de hidrogênio
Gabarito: Alternativa D
Justificativa: As proteínas consistem em moléculas grandes, no qual são constituídas de uma cadeia de aminoácidos. Essas estruturas podem se apresentar de diferentes formas, a depender de sua conformação e ligações presentes entre as moléculas. São elas: primária, secundária, terciária e quaternária.
- Estrutura primária: É a estrutura principal da proteína. É formada por uma sequência de aminoácidos, no qual são unidos a partir de ligações peptídicas.
- Estrutura secundária: Unidas através de pontes de hidrogênio, apresenta o primeiro nível de enrolamento. As principais representantes desse tipo de arranjo são as alfa-hélices e as folhas-beta.
- Estrutura terciária: Início da forma tridimensional, a partir da dobra da cadeia polipeptídica sobre si mesmo. A ligação que ocorre nessa estrutura é do tipo pontes dissulfeto.
- Estrutura quaternária: Diferentes cadeias polipeptídicas se a unem, originando uma estrutura única. Representa a forma mais complexa, com funções importantes no organismo.
Uma vez que as proteínas são moléculas de alta sensibilidade, alterações em seu ambiente podem modificar sua conformação. Esse processo é chamado desnaturação, comprometendo também sua função no organismo. Todavia, a estrutura primária da proteína não é alterada, sendo possível de retornar sua conformação original.
Continua após a publicidade..
Deixe um comentário