Assinale a opção que completa corretamente as lacunas do seguinte enunciado:
“A fonte energética primária para os animais vivos é constituída pelos _______________1 que, associados a outras _______________2, produzem glicoproteínas e glicolipídeos que compõem o_______________3, estrutura importante na proteção e no reconhecimento celular”.
- A) lipídios1, micromoléculas2, glicocálix3
- B) carboidratos1, micromoléculas2, envoltório celular3
- C) lipídios1, macromoléculas2, envoltório celular3
- D) carboidratos1, macromoléculas2, glicocálix3
Resposta:
A alternativa correta é letra D) carboidratos1, macromoléculas2, glicocálix3
Gabarito da banca: Letra "D"
Entendimento: Letra "D"
Acompanhe minha análise:
“A fonte energética primária para os animais vivos é constituída pelos carboidratos que, associados a outras macromoléculas, produzem glicoproteínas e glicolipídeos que compõem o glicocálix, estrutura importante na proteção e no reconhecimento celular”.
Os carboidratos são uma das importantes macromoléculas na célula. Anote aí:
Quatro tipos de moléculas são características dos organismos vivos: proteínas, carboidratos, lipídeos e ácidos nucleicos. Com exceção dos lipídeos, essas moléculas biológicas são polímeros (do grego polýs: “muitos” + do grego méros: “unidade”) formados por meio da ligação covalente de moléculas menores, chamadas de monômeros. Cada tipo de molécula biológica é composto por monômeros com estruturas químicas similares:
- proteínas são formadas por diferentes combinações de 20 aminoácidos, e todos compartilham similaridades químicas;
- carboidratos podem formar moléculas gigantes pela ligação de monômeros de açúcar quimicamente semelhantes (monossacarídeos), compondo os polissacarídeos;
- os ácidos nucleicos são formados por quatro tipos de monômeros de nucleotídeos unidos em longas cadeias;
- os lipídeos também formam grandes estruturas a partir de um conjunto limitado de pequenas moléculas, mas, neste caso, forças não covalentes mantêm as interações entre os monômeros dos lipídeos, que são formados por ligações covalentes.
Polímeros contendo milhares ou mais átomos são chamados de macromoléculas. As proteínas, os carboidratos e os ácidos nucleicos dos organismos vivos encontram-se nessa categoria. Embora as grandes estruturas lipídicas não sejam polímeros no sentido estrito, é conveniente considerá-los macromoléculas [...]. As plantas verdes contêm a proteína mais abundante entre os organismos vivos (rubisco [...]), o carboidrato mais abundante (celulose, presente na parede das células vegetais) e o lipídeo mais abundante (monogalactosil diglicerídeo, nas folhas). (p. 42, grifo meu).
Referência: SADAVA, D. et al. Vida: a ciência da biologia. 11. ed. Porto Alegre: Artmed, 2020. v. 1. Constituintes químicos da vida, células e genética.
A respeito do glicocálice, lembro que:
Os termos glicocálice ou revestimento celular algumas vezes são usados para descrever uma zona da superfície celular rica em carboidratos. Essa camada de carboidrato pode ser visualizada por meio de vários corantes, como o vermelho de rutênio [...] bem como por sua afinidade por proteínas ligadoras de carboidratos, como as lectinas, que podem ser marcadas com um corante fluorescente ou outros marcadores visíveis. Apesar de a maioria dos grupos açúcares estar ligada a moléculas intrínsecas de membrana plasmática, a camada de carboidratos também contém glicoproteínas e proteoglicanos que são secretados para o espaço extracelular e então adsorvidos na superfície celular [...]. Muitas dessas macromoléculas adsorvidas são componentes da matriz extracelular, e o limite entre a membrana plasmática e a matriz extracelular frequentemente não é bem definido. Uma das muitas funções da camada de carboidrato é proteger a célula contra danos químicos ou mecânicos e manter outras celulas a distância, prevenindo interações indesejáveis célula-célula. (p. 582, grifo meu).
Referência: ALBERTS, B. et al. Biologia Molecular da Célula. 6. ed. Porto Alegre: Artmed, 2017.
Deixe um comentário