Atente para o excerto a seguir: “A água é a substância mais abundante nos sistemas vivos, perfazendo 70% ou mais da massa da maioria dos organismos. Os primeiros organismos vivos surgiram provavelmente em um ambiente aquoso, e a evolução foi marcada pelas propriedades do meio aquoso onde a vida começou” (Lehninger, Princípios de Bioquímica, 2005).
Sobre as propriedades da água e das ligações de ponte de hidrogênio em função da vida, é correto afirmar que
- A) a água forma pontes de hidrogênio com solutos apolares.
- B) moléculas hidrofóbicas são solúveis em água.
- C) interações fracas, como ligações de hidrogênio, são cruciais para a estrutura e a função das proteínas.
- D) interações fracas, como ligações de hidrogênio, não são importantes para funções biomoleculares.
Resposta:
A alternativa correta é letra C) interações fracas, como ligações de hidrogênio, são cruciais para a estrutura e a função das proteínas.
a) a água forma pontes de hidrogênio com solutos apolares.
INCORRETA: As pontes de hidrogênio são formadas entre moléculas de água e outras moléculas que possuem átomos de hidrogênio ligados a átomos altamente eletronegativos, como oxigênio, flúor ou nitrogênio. Solutos apolares não possuem esses átomos, então não podem formar pontes de hidrogênio com a água. Na verdade, os solutos apolares tendem a se agrupar entre si, formando aglomerados que são excluídos pela água, o que é conhecido como efeito hidrofóbico.
b) moléculas hidrofóbicas são solúveis em água.
INCORRETA: As moléculas hidrofóbicas são aquelas que não interagem com a água devido à diferença de polaridade. Elas tendem a se agrupar entre si para minimizar o contato com a água, formando estruturas como micelas ou bicamadas lipídicas. As moléculas hidrofóbicas são insolúveis em água e são apolares.
c) interações fracas, como ligações de hidrogênio, são cruciais para a estrutura e a função das proteínas.
CORRETA: As interações fracas, incluindo as ligações de hidrogênio, desempenham um papel fundamental na estrutura e na função das proteínas. As proteínas são macromoléculas compostas por cadeias de aminoácidos que se dobram e se organizam em estruturas tridimensionais específicas. As ligações de hidrogênio estão envolvidas na estabilização dessas estruturas tridimensionais, incluindo as estruturas secundárias (como hélices alfa e folhas beta) e as estruturas terciárias e quaternárias (que determinam a forma global da proteína). Essas interações fracas são essenciais para a função biológica das proteínas, influenciando sua capacidade de se ligar a outras moléculas, catalisar reações químicas e desempenhar uma variedade de funções celulares.
d) interações fracas, como ligações de hidrogênio, não são importantes para funções biomoleculares.
INCORRETA: Na verdade, as interações fracas, como as ligações de hidrogênio, são fundamentais para diversas funções biomoleculares. As ligações de hidrogênio desempenham um papel fundamental na estrutura e na função das proteínas, bem como na formação de estruturas secundárias, como as hélices alfa e as folhas beta. Além disso, as ligações de hidrogênio são essenciais para a estabilidade das estruturas de DNA e RNA, influenciando diretamente a replicação e a transcrição do material genético.
Referência: NELSON, David L.; COX, Michael M.. Princípios de bioquímica de Lehninger. 7 Porto Alegre: Artmed, 2019
Deixe um comentário