“CIENTISTAS CHEGAM PERTO DE RECRIAR ORIGEM DA VIDA EM LABORATÓRIO.”
‘‘Recriar a origem da vida em laboratório é um dos maiores desafios da ciência. Mais do que a complexidade dos processos envolvidos, o que conta é a falta de tempo: os cientistas não dispõem de vários milhares ou até milhões de anos na bancada para esperar tudo acontecer diante de seus olhos. Por conta disso, o processo todo precisa ser recriado aos pedaços. E o que pode ser o mais importante deles acaba de ser produzido por uma dupla de cientistas americanos. Tracey Lincoln e Gerald Joyce, do Instituto de Pesquisa Scripps, em La Jolla, na Califórnia, conseguiram ensaiar os primeiros passos do que os cientistas chamam de “Mundo de RNA”. Seus sucessos foram reportados on-line pelo periódico científico americano Science”.
(Notícia de janeiro de 2009. Fonte: http://g1.globo.com/Noticias/Ciencia/0,,MUL948288-5603,00-CIENTISTAS+CHEGAM+PERTO+DE+RECRIAR+ORIGEM+DA+VIDA+EM+LABORATORIO.html)
Sobre os argumentos que reforçam o que os cientistas chamam de “Mundo do RNA”, analise as afirmativas a seguir.
I. A autorreplicação do RNA.
II. A descoberta de que o RNA pode servir como catalisador biológico.
III. As ribozimas são moléculas de RNA que podem remover partes de suas próprias sequências, juntar algumas moléculas de RNA, replicar outras, e catalisar a formação de ligações peptídicas entre aminiácidos.
Marque a opção que indica a(s) afirmativa(s) CORRETA(S).
- A) I.
- B) II.
- C) III.
- D) II – III.
- E) I – II – III.
Resposta:
A alternativa correta é letra D) II – III.
As afirmativas II e III são corretas e reforçam o conceito do "Mundo do RNA".
II. A descoberta de que o RNA pode servir como catalisador biológico é um ponto central para o "Mundo do RNA". Isso se deve ao fato de que o RNA não apenas carrega informações genéticas, mas também pode catalisar reações químicas, o que é crucial para a autorreplicação e metabolismo em um cenário pré-biótico.
III. As ribozimas, que são moléculas de RNA com atividade catalítica, podem realizar funções essenciais que normalmente são atribuídas às proteínas. Elas podem cortar e ligar sequências de RNA e até mesmo formar ligações peptídicas, o que sugere que o RNA tinha a capacidade de catalisar sua própria síntese e a de outras moléculas importantes antes da evolução das proteínas e enzimas.
Deixe um comentário