Com relação à estrutura, às propriedades e ao papel biológico das biomoléculas, identifique as afirmações verdadeiras (V) e as falsas (F).
( ) A desnaturação de uma proteína envolve a quebra das ligações peptídicas, diminui sua solubilidade e afeta sua atividade biológica.
( ) As pontes de dissulfeto, envolvendo resíduos de cisteína, são as únicas ligações covalentes que contribuem para a manutenção da estrutura terciária e/ou quaternária das proteínas.
( ) Os polissacarídeos de função estrutural, como a celulose e a quitina, são polímeros lineares de glicose.
( ) Nos eucariotos, a bicamada lipídica que forma a membrana plasmática é constituída de fosfoacilgliceróis, triacilgliceróis e colesterol.
( ) Tanto os aminoácidos como os ácidos graxos podem ser precursores de compostos biologicamente ativos.
Assinale a alternativa que apresenta a seqüência CORRETA, de cima para baixo.
- A) V – F – V – F – V
- B) F – F – V – V – F
- C) V – V – F – F – F
- D) V – F – F – F – F
- E) F – V – F – F – V
Resposta:
A primeira afirmação é falsa (F) porque a desnaturação de uma proteína não envolve a quebra das ligações peptídicas. A desnaturação pode afetar a estrutura secundária, terciária ou quaternária da proteína, mas as ligações peptídicas que formam a estrutura primária geralmente permanecem intactas.
A segunda afirmação é verdadeira (V). As pontes de dissulfeto são ligações covalentes importantes para a manutenção da estrutura terciária e quaternária das proteínas, embora não sejam as únicas ligações covalentes envolvidas.
A terceira afirmação é falsa (F). A celulose é um polímero linear de glicose, mas a quitina é um polímero de N-acetilglucosamina, não de glicose.
A quarta afirmação é falsa (F). A bicamada lipídica das membranas plasmáticas eucarióticas é composta principalmente por fosfolipídios e colesterol, mas não por triacilgliceróis.
A quinta afirmação é verdadeira (V). Tanto os aminoácidos quanto os ácidos graxos podem ser precursores de compostos biologicamente ativos, como hormônios e mediadores de sinalização.
Deixe um comentário