Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Considere hipoteticamente que, em uma amostra de DNA retirada de tecido humano encontrado em uma cena de crime, a adenina constitui 16% do total.

 

Nesse caso, a proporção relativa às bases nitrogenadas esperada nessa amostra de DNA é de

Resposta:

A alternativa correta é letra E) 68% de guanina e citosina.

Gabarito: Letra E.

e)  68% de guanina e citosina.

 

A molécula de DNA apresenta-se como uma fita dupla. A ligação entre as duas fitas ocorre por meio da complementaridade das bases nitrogenadas, sendo que Adenina liga-se à Timina (A-T), enquanto Guanina liga-se à Citosina (G-C). Desse modo, em uma molécula de DNA dupla fita, a quantidade de Adenina será sempre igual à de Timina, e a quantidade de Citosina será sempre igual à de Guanina. Conforme informado no enunciado da questão, a quantidade de Adenina é de 16%, assim podemos deduzir a quantidade das demais bases nitrogenadas: Timina = 16%; Citosina = 34%; Guanina = 34%. Portanto, a soma das porcentagens de Citosina e Guanina é igual 68% (alternativa E). Para exemplificar, imagine que uma das fitas de uma molécula de DNA possui a seguinte sequência de nucleotídeos: ATTGCAT. Nesse caso, a fita complementar deve ser: TAACGTA. Observe na imagem abaixo.

Imagem adaptada de: https://lh3.googleusercontent.com/proxy/Nc-TfpJjSIzEL94yVv2WTZYFHXwjh3cga5WBYa3MvsQ2WGcM0RTviQNXvKRrrqYPpqqU9NXAi8MIfS-TLFIRRAhuJdd8_hZAubfCuAS7eRhGkVOp6k5a2bsu_Z2IhrCE7LhUowKG3if1pQ. Acesso em 03/09/21.

  

Análise das demais alternativas:

 

a)  34% de uracila.

INCORRETA.

Uracila é uma base exclusiva do RNA, enquanto a timina é uma base exclusiva do DNA. As demais bases nitrogenadas (Citosina, guanina e adenina) são comuns ao DNA e RNA
 

 

b)  32% de citosina.
INCORRETA

34% de citosina (explicado na alternativa A).

  

c)  16% de adenina e uracila.
INCORRETA

Uracila é uma base exclusiva do RNA.

  

d)  16% de guanina.

INCORRETA

34% de guanina (explicado na alternativa A).

Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *