Continua após a publicidade..
Dissacarídeos são açúcares formados pela ligação de dois monossacarídeos através de uma reação de condensação com liberação de água. Uma característica reacional marcante dos dissacarídeos são as reações de hidrólise produzindo dois monossacarídeos. Considerando as propriedades fundamentais dos dissacarídeos, assinale a INCORRETA.
- A) A ligação que mantém os monossacarídeos unidos nos dissacarídeos denomina-se ligação glicosídica.
- B) Maltose, lactose, trehalose e sacarose são exemplos de dissacarídeos, mas somente maltose e lactose são exemplos de açúcares redutores.
- C) As reações de hidrólise dos dissacarídeos ocorrem somente em solução ácida diluída.
- D) A trehalose é um dissacarídeo formado por duas moléculas de beta-glicoses e a sacarose é um dissacarídeo formado por uma molécula de alfa-glicose e outra de beta-frutose.
- E) Os dissacarídeos são açúcares redutores, que reagem com o Reativo de Fehling e reduzem o Cu+2 para Cu+.
Resposta:
Resposta: A alternativa incorreta é a letra E).
Explicação: Nem todos os dissacarídeos são açúcares redutores. A sacarose, por exemplo, não é um açúcar redutor porque não possui um grupo hemiacetal livre, o que é necessário para a reação com o Reativo de Fehling. A sacarose é formada pela ligação de uma molécula de alfa-glicose e uma de beta-frutose, e essa ligação ocorre entre os carbonos anoméricos dos dois monossacarídeos, formando uma ligação glicosídica acetal que não pode ser oxidada pelo Cu+2.
Continua após a publicidade..
Deixe um comentário