Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Durante a aula, um professor apresentou uma pesquisa nacional que mostrava que o consumo de sódio pelos adolescentes brasileiros é superior ao determinado pela Organização Mundial da Saúde. O professor, então, destacou que esse hábito deve ser evitado.

 

A doença associada a esse hábito é a

Resposta:

A alternativa correta é letra D)  hipertensão arterial.

 

a)  obesidade.  INCORRETA

 

A obesidade é multifatorial, sendo, na maioria dos casos, resultado da combinação de uma vida sedentária com uma alimentação excessivamente rica em carboidratos e gorduras. Em outras palavras, a pessoa consome mais calorias do que consegue queimar. Há outras causas para o ganho excessivo de peso, como disfunções endócrinas, problemas genéticos, efeitos de determinados medicamentos e especula-se que a microbiota intestinal também possa contribuir.

   

b)  osteoporose.  INCORRETA

 

Nessa doença há degradação da estrutura e perda de densidade óssea, resultando em ossos mais fracos. Esse enfraquecimento pode ser o resultado de fatores hormonais, como ocorre com algumas mulheres após a menopausa (queda na produção de estrógeno). Pode ser também fruto de uma dieta pobre em cálcio, vitamina D, proteínas, magnésio e fósforo. Falando em vitamina D, não se pode esquecer da importância da luz solar para a formação desta vitamina. 

   

c)  diabetes tipo II.  INCORRETA

 

Este tipo de diabetes também é conhecido como não dependente de insulina, pois a produção do hormônio ocorre normalmente, mas a resposta das células-alvo não ocorre. Sem essa resposta, não há absorção de glicose do sangue,  resultando em níveis elevados de açúcar sérico. 

 

Evidências apontam que a hereditariedade (genética - defeito na síntese do receptor de insulina) desempenhe um papel nesta doença, mas o excesso de peso e a falta de exercícios físicos comprovadamente aumentam muito o risco, fenômeno observado em crianças obesas e sedentárias. 

 

Controle da dieta e a prática de exercícios são eficazes em reverter o quadro em muitas pessoas, sem nenhuma ajuda de medicamentos. Embora o mecanismo ainda não tenha sido elucidado, acredita-se que a obesidade e o sedentarismo desencadeiem ações do sistema imune, levando a processos inflamatórios. Estes, por sua vez, suprimem a capacidade das células-alvo em responder a insulina.

   

d)  hipertensão arterial.  CORRETA

 

Para entender como o sal (NaCl) pode contribuir para a hipertensão arterial, olhe para a figura abaixo:

 

O sal, em meio aquoso, se dissocia em dois íons: Na+ e Cl-. Dada as polaridades, cada íons de sódio atrai 4 moléculas de água, enquanto que cada íon de cloro atrai 5. Essa camada de moléculas de água é chamada de camada de solvatação (ou de hidratação), que passa a fazer parte íon e explica o processo de solubilidade da molécula.

 

Mas o que interesse pra nós é a camada de solvatação, perceba que cada molécula de sal "prende" 9 moléculas de água. Quanto mais sal, mais água é atraída. Consequentemente, soluções aquosas com sal se tornam hipertônicas. Quando o sal é ingerido, passa para a corrente sanguínea e, uma vez dentro do sistema circulatório, suas propriedades osmóticas acabam retendo líquido, aumento a pressão dentro dos vasos. Segundo estimativas, a ingestão de 9 gramas de sal podem reter quase 1 Litro de água. 

 

Esse aumento da pressão sanguínea, quando ultrapassa os limites de 140mmHg de pressão sistólica ou 90mmHg de pressão diastólica, passa a caracterizar uma doença circulatória chamada hipertensão. Essa doença contribui para a ocorrência de ataques cardíacos ou de AVCs. Embora a explicação exata ainda não seja conhecida, acredita-se que níveis constantemente elevados de pressão sanguínea danifiquem o endotélio dos vasos, desencadeando inflamações, as quais podem dar início a um processo de formação de placas (aterosclerose). 

   

e)  hipercolesterolemia.  INCORRETA

 

Essa doença é caracterizada por níveis elevados de colesterol no sangue. Os indivíduos que têm defeitos genéticos na proteína receptora de LDL (hipercolesterolemia familiar) não conseguem remover o colesterol do sangue, pois suas células são incapazes de reconhecer a lipoproteína correspondente e proceder com sua endocitose. 

 

Para as outras pessoas, a hipercolesterolemia pode ser o resultado de vários fatores. O sedentarismo e uma dieta desbalanceada são dois deles. Dietas com excesso de açúcar e gordura trans (ácidos graxos insaturados na configuração trans) contribuem para o aumento do colesterol no sangue. O grande problema desse excesso é o aumento significativo no risco de se desenvolver aterosclerose

Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *