Em relação ao processo de síntese proteica em células eucariotas, assinale a alternativa correta.
- A) O RNA mensageiro é produzido no núcleo celular e traduzido no citoplasma.
- B) A glicosilação é um exemplo de modificação pós-traducional realizada por lisossomos.
- C) AAG é o códon de iniciação da síntese proteica por ribossomos.
- D) O poli-RNA é formado por um conjunto de RNAs transportadores.
Resposta:
A alternativa correta é letra A) O RNA mensageiro é produzido no núcleo celular e traduzido no citoplasma.
Gabarito da banca: Letra "A"
Entendimento: Letra "A"
Acompanhe minha análise:
a) O RNA mensageiro é produzido no núcleo celular e traduzido no citoplasma.
CORRETA.
b) A glicosilação é um exemplo de modificação pós-traducional realizada por lisossomos.
ERRADA. Anote aí:
Tem sido longamente debatido por que a glicosilação é uma modificação comum das proteínas que entram no RE. Uma observação particularmente intrigante reside no fato de que algumas proteínas necessitam de glicosilação ligada ao N para o enovelamento adequado no RE, ainda que a localização precisa dos oligossacarídeos aderidos na su-perfície da proteína não pareça ser importante. Um indício para o papel da glicosilação no enovelamento da proteína deriva de estudos de duas proteínas chaperonas do RE denominadas calnexina e calreticulina, pois necessitam de Ca2+ para suas atividades. Essas chaperonas são proteínas de ligação de carboidratos, ou lectinas, que se ligam a oligossacarídeos nas proteínas que não estão completamente enoveladas e as retêm no RE. Como outras chaperonas, elas impedem que as proteínas enoveladas incompleta-mente sofram agregação irreversível. Tanto a calnexina quanto a calreticulina também promovem a associação de proteínas incompletamente enoveladas com outra chaperona do RE, que se liga a cisteínas que ainda não formaram ligações dissulfeto. (p. 685, grifo meu).
Referência: Alberts, B. et al. Biologia Molecular da Célula. 6. ed. Porto Alegre: Artmed, 2017.
c) AAG é o códon de iniciação da síntese proteica por ribossomos.
ERRADA. Um "códon de início", AUG, marca o início de uma proteína e também codifica o aminoácido metionina. AAG é o códon que codifica a lisina.
d) O poli-RNA é formado por um conjunto de RNAs transportadores.
ERRADA. O correto seria poliadenilação para formar a extremidade 3' de um mRNA eucariótico. Anote aí:
A síntese e o processamento do pré-mRNA eucariótico ocorrem de forma ordenada no interior do núcleo da célula. Porém, de todo o pré-mRNA que é sintetizado, somente uma pequena fração – o mRNA maduro – será utilizada posteriormente pela célula. A maior parte do material restante – íntrons excisados, RNAs clivados e formas de pré-mRNAs que sofreram splicing anormal – não somente não será utilizada como é potencialmente perigosa. Como a célula consegue distinguir as moléculas de mRNA maduras relativamente raras, que ela deseja manter, da esmagadora quantidade de detritos gerados pelo processamento de RNA?
A resposta é que, quando uma molécula de RNA é processada, ela perde certas proteínas e adquire outras. Por exemplo, vimos que a ligação dos complexos de ligação ao quepe, dos complexos de junção do éxon e das proteínas de ligação à poli-A marcam a finalização respectiva do capeamento, do splicing e da adição da poli-A. Uma molécula de mRNA adequadamente completa também pode ser distinguida pela presença/ausência de determinadas proteínas. Por exemplo, a presença de uma proteína snRNP significará um splicing incompleto ou aberrante. Apenas quando as proteínas presentes sobre uma molécula de mRNA coletivamente indicarem que o processamento foi adequadamente finalizado é que o mRNA será exportado do núcleo rumo ao citosol, onde poderá ser traduzido em proteína. (p. 325, grifo meu).
Referência: Alberts, B. et al. Biologia Molecular da Célula. 6. ed. Porto Alegre: Artmed, 2017.
Deixe um comentário