Encontrar novas formas de produção que não degradem o meio ambiente é pauta de diversas discussões nos meios acadêmico e empresarial. Na indústria de papéis, alguns dos entraves para o desenvolvimento sustentável são os materiais tóxicos utilizados no processo de produção da celulose. Pesquisas da Universidade de Brasília sugerem a substituição desses produtos por enzimas denominadas xilanases, produzidas por microrganismos.
Internet: <http://www.unb.br/acs/bcopauta/biotecnologia2.htm> (com adaptações).
Tendo o texto acima como referência inicial a respeito da transformação genética de microrganismos visando a produção de enzimas para utilização na indústria de papéis, julgue o seguinte item.
A celulose é um polímero constituído por monômeros de glicose unidos por ligações glicosídicas.
- A) Certo
- B) Errado
Resposta:
A alternativa correta é letra A) Certo
Gabarito da banca: Certo
Entendimento: Certo
Acompanhe minha análise:
Para entender de maneira clara esse item, considere a imagem:
A partir dessa imagem, anote aí:
A. A celulose lembra o amido no que consiste em monômeros de glicose unidos por ligações 1,4. No entanto, o polímero de celulose consiste em monômeros de betaglicose, enquanto o amido possui monômeros de alfaglicose. B. As moléculas de celulose, reunidas em feixes que formam microfibrilas, são importantes componentes estruturais da parede celular vegetal. Os grupos —OH (em azul), que se projetam em ambos os lados da cadeia de celulose, formam pontes de hidrogênio (linhas tracejadas) com os grupos —OH das cadeias vizinhas, resultando em microfibrilas formadas por moléculas paralelas de celulose com pontes de hidrogênio cruzadas. (p. 21, grifo meu).
Também considere:
Os polissacarídios são também importantes compostos estruturais. Nas plantas, o principal componente da parede celular é o importante polissacarídio conhecido como celulose [...]. De fato, metade do carbono orgânico na biosfera está contido na celulose, fazendo dela o mais abundante composto orgânico conhecido. A madeira é cerca de 50% celulose, e as fibras do algodão são quase celulose pura. (p. 20).
Referência: EVERT, R. F. R.; EICHHORN, S. E. Raven: Biologia Vegetal. 8. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2018.
Deixe um comentário