Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Enzimas são consideradas catalisadores de reações químicas. Sobre o modo de ação das enzimas é correto afirmar que:

Resposta:

A alternativa correta é letra C) aumentam a taxa da reação sem serem consumidas no processo.

 

 

a)  reduzem a taxa da reação pois aumentam sua energia de ativação. ERRADA

 

É justamente o contrário. As enzimas aumentam a taxa de reação por diminuírem a energia de ativação da reação.

 

As enzimas ajudam a contornar as variáveis que dificultam a ocorrência de uma reação química. Os reagentes (no caso o substrato) já tem estabilidade própria e para que consigam quebrar algumas de suas ligações químicas e formar novas configurações, eles precisam primeiro superar uma barreira energética. Somente após adquirir essa energia, os reagentes conseguem se alinhar para a formação de cargas instáveis transitórias , que viabilizam o rearranjo das ligações. 

 

O que a enzima faz é proporcionar um espaço específico, adequado para que uma dada reação ocorra. Todo o processo ocorre em um bolsão  confinado, chamado sítio ativo. Nele, o substrato é "sequestrado" da solução. Todos os resíduos de aminoácidos presentes nesse bolsão são específicos para viabilizar a ligação do substrato em um posição tal, que a cinética da reação deixa de depender de aleatoriedades que a favoreçam. Bem menos energia é necessária, acelerando o processo. 

 

 

 

b)  participam exclusivamente de reações degradativas do catabolismo. ERRADA

 

O papel da enzima é catalisar uma reação química para a célula. Essa reação pode ser degradativa, como é o caso da amilase, que quebra polímeros de amido em glicose. Mas a reação também pode ser de síntese, como é o caso da DNA-polimerase, que catalisa a polimerização dos nucleotídeos na fita do DNA. 

 

 

 

c)  aumentam a taxa da reação sem serem consumidas no processo. CERTO

 

Correto. As enzimas são catalisadores. Elas aumentam a velocidade das reações químicas através da diminuição das energias de ativação. A enzima não é consumida no processo, tanto é que uma reação enzimática padrão pode ser escrita com a seguinte fórmula:

 

E, S e P significam Enzima, Substrato e Produto, respectivamente. ES e EP são complexos transitórios entre a enzima-substrato e enzima-produto. 

 

 

 

d)  impedem que os produtos da reação sejam revertidos em substratos. ERRADA

 

As enzimas não fazem isso. Lembre-se que uma enzima apenas altera a velocidade da reação, não seu equilíbrio. Observe a equação que representa uma reação enzimática genérica:

 

 

As flechas são bidirecionais. Isso significa que se a enzima catalisa a reação no sentido S→P (substrato para produto), ela também catalisa a reação no sentido P→S. O que determina as concentrações de S ou de P é o ponto de equilíbrio da reação, sobre o qual a enzima não exerce nenhuma interferência. O que de fato influencia na direção  da reação, por exemplo na conversão de um substrato para seu produto, é a diferença entre as energias livres

 

 

 

e)  garantem 100% da conversão de substrato em produto. ERRADA

 

As enzimas não têm esse tipo de capacidade. Elas não afetam o equilíbrio de uma reação química e não estão relacionadas com a direção que este equilíbrio favorece. Logo, se uma reação química não tem, por si mesma, a capacidade de converter 100% de um reagente em produto, não será a enzima que mudará essa realidade. 

Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *