Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Enzimas são moléculas extraordinárias que realizam as transformações químicas que formam ou quebram ligações covalentes nas células (Alberts et al., 2017). A imagem a seguir determina uma reação básica desse tipo de proteína:


Fonte:
 

https://www.wikiwand.com/pt/Cin%C3%A9tica_enzim%C3%A
1tica

Resposta:

A alternativa correta é letra D) há um limite para a quantidade de substrato que uma única molécula de enzima pode processar em um dado tempo, podendo aumentar a velocidade conforme a disponibilidade de substrato, porém limitada pela rapidez da enzima em processar a molécula de substrato.

 

a)  uma reação enzimática típica é linear, ou seja, a velocidade de reação enzimática aumenta conforme a maior quantidade de substrato.

INCORRETA: Na verdade, a relação entre a velocidade da reação enzimática e a concentração do substrato não é linear. Inicialmente, com o aumento da concentração do substrato, a velocidade da reação aumenta proporcionalmente até atingir um ponto de saturação. Nesse ponto, todas as moléculas de enzima estão ocupadas e a velocidade da reação se estabiliza, independentemente de aumentar ainda mais a concentração do substrato.

b)  as enzimas aceleram reações, frequentemente por fatores de milhões de vezes ou mais, sem que elas próprias sejam modificadas, ou seja, as enzimas permitem que sejam feitas e desfeitas ligações de hidrogênio facilmente.

INCORRETA: A capacidade das enzimas de aumentar a velocidade das reações é notável, mas é mais comum que elas o façam em uma faixa de aumento de centenas a milhares de vezes e não como afirma a alternativa, em milhões de vezes.

c)  a enzima da coagulação sanguínea, a trombina, quebra a cadeia de apenas um tipo de proteína do sangue, entre um resíduo particular de arginina e uma glicina adjacente. Essa enzima pode ser classificada como isomerases.

INCORRETA: A trombina não é uma isomerase, mas sim uma serina protease, que desempenha um papel crucial na cascata de coagulação sanguínea, convertendo o fibrinogênio, uma proteína solúvel no sangue, em fibrina, que forma uma rede de filamentos insolúveis que estabilizam o coágulo sanguíneo.

d)  há um limite para a quantidade de substrato que uma única molécula de enzima pode processar em um dado tempo, podendo aumentar a velocidade conforme a disponibilidade de substrato, porém limitada pela rapidez da enzima em processar a molécula de substrato.

CORRETA: A atividade enzimática é limitada pela quantidade de enzima disponível e pela velocidade com que a enzima pode processar o substrato. Ou seja, existe uma capacidade máxima de saturação, na qual todas as moléculas de enzima estão ocupadas com substrato e a velocidade da reação está em seu máximo. Além desse ponto, aumentar a concentração do substrato não aumentará mais a velocidade da reação, pois a enzima estará operando em sua capacidade máxima.

Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *