Existem dois tipos principais de inibidores da atividade de uma enzima: os competitivos e os não competitivos. Os primeiros são aqueles que concorrem com o substrato pelo centro ativo da enzima.
Considere um experimento em que se mediu a velocidade de reação de uma enzima em função da concentração de seu substrato em três condições:
• ausência de inibidores; • presença de concentrações constantes de um inibidor competitivo; • presença de concentrações constantes de um inibidor não competitivo.
Os resultados estão representados no gráfico abaixo:
A curva I corresponde aos resultados obtidos na ausência de inibidores.
As curvas que representam a resposta obtida na presença de um inibidor competitivo e na presença de um não competitivo estão indicadas, respectivamente, pelos seguintes números:
- A) II e IV
- B) II e III
- C) III e II
- D) IV e III
Resposta:
A alternativa correta é letra B) II e III
Gabarito: Alternativa B
Justificativa: Os inibidores competitivos constituem de moléculas que se parecem com a molécula original, competindo pelo mesmo sitio ativo e competindo com ele. Nesse mecanismo, o substrato original é impedido de se encaixar corretamente, reduzindo a eficiência da enzima.
Em altas concentrações do substrato, é possível que essa ligação do inibidor competitivo seja realizada, uma vez que o inibidor está em menor concentração do que o substrato. Todavia, essa ligação ocorrerá de forma mais lenta, mas ainda possível chegar a velocidade máxima de reação. Esse processo está representado pela curva II.
Os inibidores não competitivos, por sua vez, ligam-se em um sítio diferente da enzima, alterando seu formato e inativando-a, impedindo que ligação enzima-substrato seja realizada. Nesse caso, a curva de velocidade não poderá alcançar a velocidade máxima de reação, mesmo que a concentração de substrato esteja elevada. Esse processo está representado pela curva III.
Por fim, a curva IV não sinaliza uma reação enzimática, uma vez que a velocidade da reação depende da concentração de substrato na amostra. Sendo assim, sem substrato não há reação e, consequentemente, velocidade de reação.
Portanto, as curvas que representam um inibidor competitivo e um não competitivo, respectivamente, estão representadas pelas curvas II e III (Alternativa B).
Deixe um comentário