Leia o trecho a seguir e assinale a alternativa correta:
O glúten é__________________presente em diversos grãos e seus derivados, principalmente o trigo. A___________________, doença que acomete de 0,18 a 1,2% da população, caracteriza-se pela intolerância permanente ao glúten em pessoas geneticamente predispostas. O único tratamento para esta doença é a dieta isenta de glúten, por toda a vida. A Lei nº 10.674, de 2003,___________________que os alimentos tragam indicados em suas embalagens a presença ou não de glúten em sua composição.
Assinale a alternativa que completa correta e respectivamente as lacunas.
- A) Uma proteína, anemia falciforme, obriga.
- B) Uma proteína, doença celíaca, obriga.
- C) Um carboidrato, anemia falciforme, recomenda.
- D) Uma proteína, doença celíaca, recomenda.
Resposta:
A alternativa correta é letra B) Uma proteína, doença celíaca, obriga.
Gabarito da banca: Letra "B"
Entendimento: Letra "B"
Acompanhe minha análise:
a) Uma proteína, anemia falciforme, obriga.
ERRADA.
b) Uma proteína, doença celíaca, obriga.
CORRETA.
A introdução de cereais contendo glúten na alimentação humana data cerca de 10.000 anos atrás, no sudoeste da Ásia . Trigo, centeio e cevada, juntamente com o milho e o arroz, representam os cereais mais consumidos no mundo. Observa-se, entretanto, uma substituição progressiva do consumo de cereais como arroz e milho pelo de trigo, até mesmo em países do Norte da África e Ásia. Isto pode ser parcialmente explicado pelo fato de o trigo se adaptar às diversas condições climáticas, assim como pela ocidentalização da alimentação observada em muitos países.
Com o advento da agricultura e posterior industrialização, ocorreram importantes alterações nos padrões da alimentação, seja pela difusão ampla da dieta mediterrânea, principalmente nos países europeus, permitindo a incorporação dos cereais em quantidades ainda maiores na dieta, seja pela indústria alimentícia que utiliza principalmente o trigo no processamento dos alimentos. Isto porque o glúten proveniente principalmente do trigo confere às farinhas as propriedades de coesão e viscoelasticidade necessárias para o preparo de alimentos como pães, bolos, massas, biscoitos e até mesmo de medicamentos. Nos dias atuais, o glúten provê até 50% do valor energético consumido em países desenvolvidos e em desenvolvimento. (p. 1049, grifo meu).
Referência: COZZOLINO, S. M. F. Biodisponibilidade de Nutrientes. 5. ed. rev. e atual. Barueri, SP : Manole, 2016.
Existem uma série de desordens relacionadas ao glúten (p. 70):
Referência: YONAMINE, GL H.; PINOTTI, R. Alergia Alimentar: alimentação, nutrição e terapia nutricional. 1. ed. Barueri : Manole, 2021.
c) Um carboidrato, anemia falciforme, recomenda.
ERRADA.
d) Uma proteína, doença celíaca, recomenda.
ERRADA.
Deixe um comentário