Lentamente, a sociedade começa a aceitar que é preferível não contaminar a ter que desenvolver métodos para limpar o ambiente. No contexto das chamadas “biotecnologias brancas”, várias tecnologias limpas podem substituir outras mais poluentes, ajudando também a reduzir o volume de resíduos domésticos, agrícolas e industriais. A primeira opção para diminuir a poluição é a tecnologia enzimática, porque comporta a substituição de alguns processos e produtos industriais por outros menos agressivos ao meio ambiente. Diferentemente dos catalisadores não biológicos, as enzimas são específicas, não tóxicas e biodegradáveis. Como agentes biológicos, as enzimas tornam os processos produtivos mais limpos e seguros, diminuindo o consumo de energia e a quantidade de resíduos. O desenvolvimento de enzimas ativas a altas temperaturas, em solventes não aquosos e em sólidos, poderá futuramente expandir suas aplicações (Fonte: MALAJOVICH M. A. Biotecnologia 2011). A figura ilustrativa abaixo demonstra o uso de tratamento biológico – branqueamento com a enzima xilanase – para a diminuição da carga poluidora do efluente de uma indústria de papel e celulose.
Sobre as enzimas, assinale a alternativa FALSA.
- A) As enzimas são sintetizadas nos cromossomos.
- B) Como catalisadores celulares extremamente poderosos, as enzimas aceleram a velocidade de uma reação, sem, no entanto, participar dela como reagente ou produto.
- C) As enzimas tornaram-se importantes ferramentas práticas não apenas na medicina, mas também na indústria química (indústria do álcool, detergentes, têxtil, papel e celulose, curtumes e cosméticos), no processamento de alimentos (produção de bebidas alcóolicas, panificação, amido e açúcares) e no tratamento de efluentes e resíduos industriais.
- D) São consideradas as unidades funcionais do metabolismo celular, pois são especializadas na catálise de reações biológicas.
Resposta:
A alternativa correta é letra A) As enzimas são sintetizadas nos cromossomos.
Gabarito da banca: Letra "A"
Entendimento: Letra "A"
Acompanhe minha análise:
a) As enzimas são sintetizadas nos cromossomos.
FALSA. As enzimas são proteínas, portanto elas são sintetizadas no processo de tradução no citoplasma. Anote aí:
A transcrição e a tradução são os meios pelos quais as células leem, ou expressam, as instruções genéticas de seus genes. Como muitas cópias idênticas de RNA podem ser produzidas a partir do mesmo gene, e como cada molécula de RNA pode promover a síntese de várias moléculas idênticas de proteína, as células podem, quando necessário, sintetizar uma grande quantidade de proteína a partir de um simples gene. (p. 301, grifo meu).
Referência: ALBERTS, B. et al. Biologia Molecular da Célula. 6. ed. Porto Alegre: Artmed, 2017.
A tabela mostra que, em eucariotos, a tradução ocorre no citoplasma. Em procariotos, também no citoplasma ao mesmo tempo em que ocorre a transcrição (p. 299).
Referência: SADAVA, D. et al. Vida: a ciência da biologia. 11. ed. Porto Alegre: Artmed, 2020. v. 1. Constituintes químicos da vida, células e genética.
b) Como catalisadores celulares extremamente poderosos, as enzimas aceleram a velocidade de uma reação, sem, no entanto, participar dela como reagente ou produto.
CORRETA.
c) As enzimas tornaram-se importantes ferramentas práticas não apenas na medicina, mas também na indústria química (indústria do álcool, detergentes, têxtil, papel e celulose, curtumes e cosméticos), no processamento de alimentos (produção de bebidas alcóolicas, panificação, amido e açúcares) e no tratamento de efluentes e resíduos industriais.
CORRETA.
d) São consideradas as unidades funcionais do metabolismo celular, pois são especializadas na catálise de reações biológicas.
CORRETA.
Deixe um comentário