Moléculas de DNA são capazes de absorver e emitir luz em comprimento de onda específico (UV 260nm). Isso acontece em decorrência da presença de bases nitrogenadas em sua composição. Denomina-se efeito hipercrômico da molécula de DNA a capacidade de a molécula aumentar a absorção e emissão de luz de acordo com o aumento da temperatura à qual é submetida. Isso acontece por que a desnaturação aumenta a exposição das bases nitrogenadas. Denomina-se temperatura de fusão ou TM (do inglês melting temperature) o ponto em que metade das bases fica exposta, devido à desnaturação proporcional da molécula de DNA.
No gráfico abaixo, dois DNAs são apresentados (X e Y), com seus respectivos TMs.
Com base nas informações gráficas apresentadas, marque a alternativa correta.
- A) X e Y são DNAs de tamanhos similares, porém o DNA X apresenta um conteúdo de GC (%GC) superior ao do DNA Y.
- B) X e Y são DNAs de tamanhos discrepantes, uma vez que o DNA X possui TM maior em relação ao DNA Y.
- C) X e Y são DNAs de tamanhos similares, porém o DNA X apresenta um conteúdo de GC (%GC) inferior ao do DNA Y.
- D) X e Y são DNAs de tamanhos discrepantes, porém apresentam conteúdo de GC (%GC) similar.
Resposta:
Resposta:
A alternativa correta é letra C) X e Y são DNAs de tamanhos similares, porém o DNA X apresenta um conteúdo de GC (%GC) inferior ao do DNA Y.
Explicação:
A temperatura de fusão (TM) é influenciada pelo conteúdo de pares de bases GC no DNA, pois as ligações GC têm três pontes de hidrogênio, enquanto as ligações AT têm apenas duas. Portanto, quanto maior o conteúdo de GC, mais alta é a TM, pois mais energia é necessária para 'desfazer' as ligações e desnaturar o DNA. No gráfico apresentado, o DNA X tem uma TM menor que o DNA Y, indicando que o DNA X tem menos pares de bases GC em comparação com o DNA Y, pois sua desnaturação ocorre a uma temperatura mais baixa.
Deixe um comentário