Na ilustração a seguir, a curva A mostra a atividade enzimática em diferentes concentrações de substrato da enzima protease X.
Levando-se em conta que a Curva A refere-se a controle, assinale a alternativa que se refere ao tipo de inibidores adicionados as Curvas B e C.
- A) Curva B: inibidor acompetitivo; Curva C: inibidor simples.
- B) Curva B: inibidor competitivo; Curva C: inibidor acompetitivo.
- C) Curva B: inibidor simples; Curva C: inibidor acompetitivo.
- D) Curva B: inibidor competitivo; Curva C: inibidor semicompetitivo.
- E) Curva B: inibidor competitivo; Curva C: inibidor não competitivo.
Resposta:
A alternativa correta é letra B) Curva B: inibidor competitivo; Curva C: inibidor acompetitivo.
Explicação:
Em uma reação enzimática, a enzima se liga ao substrato para formar um complexo enzima-substrato, que posteriormente leva à formação do produto. A curva A representa a atividade enzimática normal sem a presença de inibidores.
Um inibidor competitivo se liga ao sítio ativo da enzima, competindo diretamente com o substrato. Isso resulta em uma diminuição da atividade enzimática, que pode ser superada com o aumento da concentração de substrato, como mostrado na Curva B.
Por outro lado, um inibidor acompetitivo se liga à enzima em um local diferente do sítio ativo e somente após a enzima se ligar ao substrato. Isso altera a estrutura da enzima de tal maneira que a atividade enzimática é reduzida independentemente da concentração de substrato, como é o caso da Curva C.
Deixe um comentário