Na presença de certos solventes, as proteínas sofrem alterações tanto em sua estrutura espacial quanto em suas propriedades biológicas. No entanto, com a remoção do solvente, voltam a assumir sua conformação e propriedades originais.
Essas características mostram que a conformação espacial das proteínas depende do seguinte tipo de estrutura de suas moléculas:
- A) primária
- B) secundária
- C) terciária
- D) quaternária
Resposta:
A alternativa correta é letra A) primária
Gabarito: Letra A
Proteínas consistem em macromoléculas que são formadas a partir da união de aminoácidos. A conformação de proteínas delimita a estrutura em que essa proteína vai adquirir, sendo de extrema importância para o desempenho correto de sua função.
A estrutura de uma proteína pode assumir quatro diferentes formas, de acordo com sua conformação: primária, secundária, terciária e quarternária.
- Primária: Representa a estrutura principal de uma proteína. Corresponde a sequência linear de aminoácidos, unidos por ligações peptídicas.
- Secundária: Corresponde ao primeiro nível de enrolamento helicoidal. São unidos a partir de pontes de hidrogênio e os arranjos mais comuns dessa conformação consistem em alfa-hélices e folhas-beta.
- Terciária: Ocorre um dobramento da cadeia polipeptídica sobre si mesmo, apresentando uma forma tridimensional. Esse tipo de arranjo é unido por pontes dissulfeto.
- Quartenária: União de diferentes cadeias polipeptídicas, que se agrupam, dando origem a uma estrutura única. Consistem em proteínas complexas e desempenham funções importantes no organismo humano.
As proteínas constituem de moléculas altamente sensíveis, no qual qualquer alteração no meio em que se encontra podem alterar sua estrutura conformacional. Quando ocorre esse processo, denominado desnaturação, há a perda da sua conformação e de sua função no organismo. Todavia, essa alteração não atinge a estrutura primária, correspondente a sequência de aminoácidos dessa proteína, permitindo que, ao retomar suas condições favoráveis, retome sua conformação original.
Deixe um comentário