Na síntese de proteínas, trios de nucleotídeos da molécula de DNA (ou ADN) são transcritos para uma molécula de mRNA (RNA mensageiro).
Assinale a opção que apresenta apenas possíveis trios transcritos.
- A) CCU; ACA; GAC; GGU.
- B) ATC; ACU; GAG; GGU.
- C) CCU; ATC; CAG; TTA.
- D) ATC; CTA; TTA; AAT.
- E) UUU; CUA; ATA; TAT.
Resposta:
A alternativa correta é letra D) ATC; CTA; TTA; AAT.
Gabarito da banca: Letra "D"
Entendimento: Letra "A"
Acompanhe minha análise:
Em primeiro lugar, preciso esclarecer que rotineiramente falamos em transcrito como sinônimo de RNA. Trata-se de uma simplificação. Contudo, rigorosamente, falamos em produto gênico (transcrito ou polipeptídeo). O transcrito é, portanto, um produto gênico. Mais recentemente, conhecemos a existência de RNAs que são transcritos não codificantes. São chamados de transcritos de função desconhecida (transcripts with unknown function - TUFs). Assim, resta clara a complexidade do processo de expressão gênica, tal que impacta o conceito de gene como unidade funcional.
Em termos mais básicos, podemos entender assim:
A transcrição – a formação de uma sequência de RNA específica a partir de uma sequência de DNA específica – requer alguns componentes:
• um molde de DNA para o pareamento de bases complementares; uma das duas fitas de DNA;
• os quatro ribonucleosídeos trifosfato ATP, GTP, CTP e UTP para atuarem como substratos;
• uma enzima RNA-polimerase;
• sais e um tampão de pH para criar um ambiente químico apropriado para a RNA-polimerase (se a transcrição for realizada em um tubo de ensaio).
Muitos tipos de RNA são feitos a partir de moldes de DNA. O mais importante do ponto de vista genético é o mRNA. Todavia, a transcrição também produz tRNA e rRNA. (p. 293, grifo meu).
De modo também importante, devemos reconhecer:
A síntese de RNA é dirigida pelo DNA. A sequência de bases de uma fita de DNA é utilizada como molde para a síntese do RNA, de modo que o RNA produzido é complementar em sequência à fita de DNA, exceto que no RNA existe uracila (U), em vez da timina (T), assim como o açúcar é uma ribose, e não uma desoxirribose. É importante perceber que, embora o RNA produzido seja uma imagem espelhada do seu molde de DNA, o RNA tem a mesma sequência da outra fita não molde de DNA. Portanto, a informação contida no DNA é preservada no RNA. (p. 293, grifo meu).
Referência: SADAVA, D. et al. Vida: a ciência da biologia. 11. ed. Porto Alegre: Artmed, 2020. v. 1. Constituintes químicos da vida, células e genética.
a) CCU; ACA; GAC; GGU.
CORRETA. Veja a tabela do código genético, que é quase universal (p. 298).
Referência: SADAVA, D. et al. Vida: a ciência da biologia. 11. ed. Porto Alegre: Artmed, 2020. v. 1. Constituintes químicos da vida, células e genética.
b) ATC; ACU; GAG; GGU.
ERRADA. Esse transcrito não é possível, pois não há base timina no mRNA.
c) CCU; ATC; CAG; TTA.
ERRADA. Esses transcritos não são possíveis, pois não há base timina no mRNA.
d) ATC; CTA; TTA; AAT.
ERRADA. Esses transcritos não são possíveis, pois não há base timina no mRNA.
e) UUU; CUA; ATA; TAT.
ERRADA. Esses transcritos não são possíveis, pois não há base timina no mRNA.
Deixe um comentário