Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

O ácido desoxirribonucleico (DNA) desempenha um papel vital na ciência forense, já que a análise do material genético presente em provas biológicas coletadas na cena de um crime pode servir para excluir indivíduos inocentes e condenar os culpados.

Sobre a natureza química e a constituição do material genético, analise os itens a seguir:

I. A molécula de DNA é um polímero de unidades menores chamada nucleotídeos. Cada nucleotídeo do DNA é formado por uma molécula de desoxirribose, uma molécula de fosfato e uma base nitrogenada.

II. Se uma molécula de DNA tem 34% de suas bases nitrogenadas correspondentes à guanina, então o percentual correspondente à citosina será, obrigatoriamente, 16%.

III. A duplicação de uma molécula de DNA é dita semiconservativa porque origina duas moléculas filhas idênticas: uma molécula é composta por dois filamentos recém-formados de polinucleotídeos e, a outra, conserva os dois filamentos de polinucleotídeos da molécula original.

Está correto o que se afirma em

Resposta:

A alternativa correta é letra A) I, apenas.

Essa questão exige conhecimentos sobre DNA.

 

Vamos analisar as afirmativas.

 

    CORRETA. De fato, o DNA é um polímero (molécula longa consistindo em inúmeros monômeros idênticos ou similares ligados entre si por ligações covalentes; no caso dos ácidos nucleicos, os monômeros são os nucleotídeos).

     

    Observe a imagem abaixo, que ilustra uma fita simples de DNA, apontando os componentes de um único nucleotídeo.

     

    Fonte: Reece et al. (2015).

     

      INCORRETA. Visto que a base guanina pareia com a base citosina, se uma molécula tem 34% de guanina, o percentual correspondente à citosina deve ser de, obrigatoriamente, 34% também.

       

        INCORRETA. Na verdade, a duplicação do DNA é semiconservativa porque cada fita da dupla-hélice origina uma nova fita, à qual cada uma delas se liga. Dessa forma, após a duplicação tem-se duas novas duplas-fitas, cada uma composta por uma fita pré-existente (que foi utilizada como fita molde na replicação) e uma fita recém-sintetizada (que foi produzida a partir da fita molde).

        COMANDO:

        FONTE: REECE, Jane B. et al. Biologia de Campbell. 10. ed. Porto Alegre: Artmed, 2015.

        Continua após a publicidade..

        Deixe um comentário

        O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *