O colesterol é bastante difundido na mídia como sendo uma substância que pode ser responsável pelo desenvolvimento de doenças cardiovasculares. Por exemplo, em reportagem intitulada “Conheça os cinco maiores vilões da alimentação que elevam o colesterol”, veiculada em um portal de noticias, indica-se que entre os grandes vilões da alimentação estão a margarina, frituras, carnes gordas, queijos amarelos, leite integral, manteiga e creme de leite.
(Fonte: PERRONI, C. Conheça os cinco maiores vilões da alimentação que elevam o colesterol. Publicado em 08/08/2014 as 16h13. . Acesso em 01 de julho de 2015).
A respeito da relação entre alimentação rica em gorduras, doenças cardiovasculares e o colesterol marque o item verdadeiro.
- A) O colesterol tem um papel fundamental na produção dos hormônios esteróis no nosso corpo humano, porém a hipercolesterolemia pode provocar doenças como a aterosclerose.
- B) Como os humanos não produzem esse composto, o colesterol consumido é a única via de entrada dessa substância no organismo, porém a sua ingestão em excesso acaba por gerar um estreitamento dos vasos sanguíneos.
- C) Uma alimentação rica em carboidratos e em lipídeos se configura como sendo a melhor possibilidade para prevenirmos doenças cardiovasculares, haja vista que os lipídios podem ser facilmente convertidos em glicose, contudo o contrário não ocorre.
- D) Para reduzir o risco de desenvolver doenças cardiovasculares, um homem adulto de 80 Kg precisa ingerir cerca de um litro de líquido por dia, além de ter uma alimentação balanceada, com adequados níveis de carboidratos, lipídeos, proteínas e vitaminas.
Resposta:
A alternativa correta é letra A) O colesterol é um lipídio essencial para o corpo humano, desempenhando funções vitais como a produção de hormônios esteroides, ácidos biliares e vitamina D. No entanto, níveis elevados de colesterol no sangue, conhecidos como hipercolesterolemia, podem aumentar o risco de doenças cardiovasculares, como a aterosclerose. Esta condição é caracterizada pelo acúmulo de placas de gordura nas paredes das artérias, o que pode levar ao estreitamento e endurecimento dos vasos sanguíneos, aumentando o risco de ataques cardíacos e derrames.
Deixe um comentário