O colesterol é um álcool policíclico de cadeia longa, considerado um esteroide, encontrado em membranas celulares e transportado no plasma sanguíneo dos animais. É o principal esterol sintetizado no tecido animal.
A síntese de colesterol ocorre no citosol e no retículo endoplasmático de todas as células nucleadas do organismo a partir da acetil-CoA. A síntese endógena desse esterol, em mamíferos, ocorre majoritariamente no fígado, mas também pode ocorrer em tecidos extra-hepáticos, como: as glândulas adrenais, os intestinos ou os órgãos reprodutivos.
A via da biossíntese do colesterol se processa em quatro fases distintas. Dentre essas é correto afirmar, exceto que:
- A) Na primeira fase, acontece a conversão da acetil-coenzima A (acetil-CoA) em mevalonato, um composto com seis carbonos (C-6).
- B) Na segunda fase, ocorre a conversão do mevalonato (C- 6) em unidades isoprenoides ativadas através da adição de três grupos fosfato ao mevalonato, provenientes de três moléculas de ATP.
- C) Na quarta fase, que acontece no retículo endoplasmático, ocorre a ciclização do esqualeno (C-30), que origina o ergosterol, que é convertido em colesterol, em cerca de 20 reações sucessivas.
- D) Na terceira fase, através da ligação de seis unidades isoprenoides (C-5), forma-se o esqualeno (C-30).
Resposta:
A alternativa correta é letra C) Na quarta fase, que acontece no retículo endoplasmático, ocorre a ciclização do esqualeno (C-30), que origina o ergosterol, que é convertido em colesterol, em cerca de 20 reações sucessivas.
Dentre as alternativas apresentadas, a única que é uma exceção sobre as fases da biossíntese do colesterol é a letra c) Na quarta fase, que acontece no retículo endoplasmático, ocorre a ciclização do esqualeno (C-30), que origina o ergosterol, que é convertido em colesterol, em cerca de 20 reações sucessivas.
O ergosterol é uma molécula encontrada em fungos, e não é um intermediário na biossíntese do colesterol em mamíferos. Na quarta fase da biossíntese do colesterol, o esqualeno é convertido em colesterol, não em ergosterol.
As quatro etapas da biossíntese do colesterol podem ser resumidas da seguinte forma:
1 - A primeira etapa da biossíntese do colesterol ocorre no citoplasma da célula, começando com uma molécula de acetil-CoA, que é convertida em mevalonato por meio de várias reações enzimáticas. O mevalonato é um precursor chave na síntese do colesterol.
2 - Formação do Isopentenil Pirofosfato: O mevalonato é então convertido em isopentenil pirofosfato através de uma série de reações enzimáticas adicionais.
3 - Síntese do Esqualeno: O isopentenil pirofosfato é convertido em esqualeno em uma série de reações catalisadas por enzimas. Esta é uma etapa crítica na biossíntese do colesterol, pois o esqualeno é o precursor direto do colesterol.
4 - O esqualeno é então transformado em colesterol em uma série complexa de reações que ocorrem no retículo endoplasmático das células. Essas reações envolvem várias etapas intermediárias, incluindo a formação de squaleno-2,3-epóxido e a conversão subsequente em lanosterol. O lanosterol é então modificado para formar o colesterol.
Portanto, a alternativa c) é a exceção pois está incorreta. Na verdade, a quarta etapa origina o lanosterol e não o ergosterol.
Deixe um comentário