Continua após a publicidade..
O metabolismo de proteínas oriundas da alimentação é uma das vias de produção de energia do organismo. Esse processo, no entanto, leva a produção de compostos nitrogenados tóxicos, como a amônia (NH3), que precisam ser convertidos em compostos menos tóxicos para serem eliminados pelo organismo. A ureia é um desses compostos orgânicos e representa a principal excreta nitrogenada dos mamíferos.
Nos mamíferos, o conjunto de reações de conversão da amônia em ureia para a sua posterior excreção é denominado ciclo da ureia. Esse ciclo ocorre nos hepatócitos através da sucessão de 5 etapas distintas.
Dentre as afirmativas abaixo, assinale a alternativa que apresenta a informação incorreta acerca das etapas do ciclo da ureia.
- A) 1ª etapa: tem início no citoplasma do hepatócito com a condensação do piruvato com a amônia (NH3), que utiliza ATP para formar o composto carbamoil-fosfato.
- B) 2ª etapa: compreende a síntese de citrulina, que para ocorrer gasta energia proveniente do ATP. A citrulina produzida é resultado da reação de união do grupo carbamoil-fosfato com a ornitina, que ocorre na mitocôndria.
- C) 3ª etapa: formação da argino-succinato, a partir da reação de condensação, que ocorre no citoplasma do hepatócito, em que a citrulina é ligada, por ação enzimática, ao grupamento amino (NH2) do aspartato.
- D) 4ª etapa: produção de arginina e fumarato a partir da quebra da molécula de argino-succinato, catalisada por ação enzimática, que ocorre no citoplasma do hepatócito. Nesta etapa, ocorre, em paralelo, a adição de água (H2O) ao fumarato, formando o malato, que ganha elétrons e é oxidado, formando o oxaloacetato. O oxaloacetato reage com o glutamato, regenerando o aspartato, que pode ser usado novamente na 3ª etapa do ciclo.
Resposta:
A alternativa incorreta é a letra A.
A primeira etapa do ciclo da ureia não começa com a condensação do piruvato com a amônia. Na verdade, ela inicia com a reação entre o dióxido de carbono (CO2) e a amônia (NH3), catalisada pela enzima carbamoil fosfato sintetase I, no interior da mitocôndria do hepatócito, consumindo duas moléculas de ATP para formar o carbamoil fosfato.
Continua após a publicidade..
Deixe um comentário