O núcleo celular possui nas células em interfase uma série de estruturas que são visualizadas ao microscópio ótico a partir da adição de corantes básicos. Essas estruturas são conhecidas como cromatina e nucléolo cuja constituição respectiva é:
- A) RNA e DNA
- B) Ácido fólico e ácido pirúvico
- C) DNA e RNA
- D) DNA e Ácido pantônico
- E) Ácido acético e ácido cítrico
Resposta:
A alternativa correta é letra C) DNA e RNA
Gabarito da banca: Letra "C"
Entendimento: Letra "C"
Acompanhe minha análise:
Sem dúvidas, os ácidos nucleicos têm afinidade com corantes básicos. Anote aí:
A maioria dos corantes comporta-se como base ou como ácido. Nos corantes básicos, o grupamento químico responsável pela cor ou grupamento cromóforo (cromo, cor, e foro, conduzo) é catiônico. Os cromóforos desses corantes combinam-se com os grupamentos ácidos (aniônicos) das moléculas celulares. Portanto, as moléculas ácidas, como as do DNA e RNA, são basófilas, isto é, têm afinidade pelos corantes básicos. O azul de toluidina e o azul de metileno são exemplos de corantes básicos. A hematoxilina, um corante muito utilizado, comporta-se como corante básico, ligando-se às estruturas basófilas dos tecidos. (p. 22, grifo meu).
Referência: JUNQUEIRA, L. C.; CARNEIRO, J. Biologia Celular e Molecular. 9. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2012.
Em outras palavras:
Os nucléolos são subcompartimentos nucleares contendo RNA , DNA e proteínas, presentes em todas as células eucarióticas. O nucléolo é ativo e muito evidente no núcleo interfásico, quando pode ser identificado facilmente por microscopia de luz. Em geral, cada núcleo contém um nucléolo, mas dois ou mais nucléolos podem ser observados [...]. O nucléolo é a fábrica de ribossomos da célula e corres-ponde a locais onde ocorrem diferentes etapas da biogênese de ribossomos: transcrição de genes ribossômicos (DNAr), maturação/processamento de RNAs ribossômicos (RNAr) e composição de RNAr com proteínas ribossômicas (ribonucleoproteínas) para formar as subunidades ribossômicas. Apesar do nucléolo estar envolvido com a formação dos ribossomos, atualmente ele é considerado um domínio multifuncional, com papel na regulação do ciclo celular e em diferentes vias de sinalização, por exemplo. De fato, outras proteínas e ribonucleoproteínas não relacionadas com a síntese de subunidades ribossômicas estão presentes nos nucléolos. (p. 170).
Referência: CARVALHO, H. F.; RECCO-PIMENTEL, S. M. A Célula. 4. ed. Barueri: Manole, 2019.
Deixe um comentário