O que é um Prion?
- A) Bactéria altamente contaminante.
- B) Partículas proteicas infectantes modificadas, que se distinguem de vírus e bactérias comuns por serem desprovidas de cargas genética e apresentam resistência à ação das proteases.
- C) Proteínas não modificadas infectantes, que não são nem vírus e nem bactérias e que causam doenças.
- D) Moléculas proteicas com propriedade não infectante, funcionando no organismo como uma defesa.
- E) Proteínas modificadas que não causam doença e que carregam cargas genéticas no seu interior.
Resposta:
A alternativa correta é letra D) Moléculas proteicas com propriedade não infectante, funcionando no organismo como uma defesa.
Gabarito: Alternativa D
Gabarito do professor: Alternativa B
Justificativa: Os príons consistem em proteínas defeituosas, com caráter altamente infeccioso e desprovidas de material genético. Quando em contato com o organismo, costumam afetar o sistema nervoso acarretando em doenças degenerativas em decorrência da destruição do tecido cerebral, tornando-o com aspecto esponjoso de forma progressiva, até levar o indivíduo a morte.
A forma mais comum de príon e mais conhecida é a encefalopatia espongiforme bovina (EEB), no qual é popularmente conhecida como doença da vaca-louca, que acomete gados. Essa mesmo proteína pode acometer humanos, principalmente com o consumo de carne infectada mal cozida, ocasionando a doença de Creutzfeldt-Jakob. Outras formas de doenças causadas por príons que ocorrem em humanos são: Síndrome de Gerstmann-Sträussler-Scheinker (GSS), Insônia fatal familiar (FFI) e Kuru.
Deixe um comentário