“O queijo de coalho é rico em peptídeos bioativos, com propriedades antioxidantes (combatem os radicais livres), antimicrobianas e carreadoras de zinco, mineral que tem função de ativar enzimas que multiplicam as células de defesa”, explicou o pesquisador.
A atividade antimicrobiana e a antioxidante devem-se a peptídeos variados, que são obtidos na hidrólise (quebra) da caseína (proteína) do leite utilizado na fabricação do queijo. Peptídeos são compostos formados pela combinação de aminoácidos. A investigação limitou-se ao queijo do tipo B, produzido com leite cru (não pasteurizado), e que é caracterizado como artesanal.
(JC e-mail 4606, de 18 de Outubro de 2012. Adaptado.Acesso em 19/10/2012)
Quanto às proteínas, podemos afirmar que:
- A) Todas realizam funções enzimáticas na presença de co-enzimas ou cofatores.
- B) São substâncias altamente energéticas, devendo ser consumidas antes de exercícios físicos.
- C) Apresentam estrutura tridimensional e podem modificá-la pela alteração de pH e temperatura.
- D) São compostas a partir da junção de minerais, aminoácidos e enzimas.
Resposta:
A alternativa correta é letra C) Apresentam estrutura tridimensional e podem modificá-la pela alteração de pH e temperatura.
Gabarito: Letra C.
c) Apresentam estrutura tridimensional e podem modificá-la pela alteração de pH e temperatura.
As proteínas são compostas pela junção de um ou vários aminoácidos através de ligações peptídicas. A sequência de aminoácidos que constitui uma proteína forma sua estrutura primária. A estrutura secundária é composta pela interação entre os aminoácidos da cadeia. Essa interação é estabilizada por meio de ligações de hidrogênio. Por sua vez, a estrutura tridimensional, terciária, será determinada pela interação entre as cadeias laterais dos aminoácidos presentes nessa proteína, acarretando em diversas dobras nessa estrutura. As proteínas podem também apresentar a estrutura quaternária, mas para que isso ocorra é necessário que essa seja composta por duas ou mais cadeias polipeptídicas, já que a conformação quaternária é resultado da interação entre cadeias polipeptídicas.
A estrutura tridimensional pode sim ser afetada por diversos fatores, tais como, temperatura, pH, agitação intensa, ação de solventes orgânicos, entre outros. Quando expostas a esses fatores as proteínas sofrem modificações em sua conformação pela quebra de ligações que estabilizavam sua estrutura o que ocasionará a perda de função dessas. A estrutura é a principal responsável pela funcionalidade de uma proteína. Esse processo de mudança da estrutura causando a perda da função é denominado desnaturação.
Fonte das imagens:
- https://s4.static.brasilescola.uol.com.br/be/2021/02/peptideo.jpg. Acesso em 29/06/21.
- https://rce.casadasciencias.org/rceapp/static/images/articles/2020-022-01.jpg. Acesso em 29/06/21.
Análise das demais alternativas:
a) Todas realizam funções enzimáticas na presença de co-enzimas ou cofatores.
INCORRETA.
Todas as enzimas são proteínas, mas nem toda proteína é uma enzima. As enzimas são proteínas com a capacidade regular a velocidade de reações ou até mesmo de agir sobre determinado substrato o modificando. As proteínas são uma classe muita vasta de moléculas e desempenham diversas funções em nosso organismo. Existem proteínas que atuam como enzimas (lactase), que tem função estrutural (queratina e colágeno), contrátil (miosina), reserva (ovoalbumina), transporte (hemoglobina), entre muitas outras.
b) São substâncias altamente energéticas, devendo ser consumidas antes de exercícios físicos.
INCORRETA.
As proteínas não são usadas como a principal fonte de energia pelo nosso corpo. A quebra delas pelo nosso organismo libera menor quantidade de energia em comparação com os carboidratos e lipídeos por exemplo. Na falta dessas duas últimas moléculas o nosso corpo começará a quebrar proteína para usar sua energia. Geralmente quem faz academia costuma consumir muitas proteínas não pela energia que essa tem a oferecer, mas sim para a reposição e até mesmo aumento da massa muscular, já que ela é a principal constituinte dos nossos músculos.
d) São compostas a partir da junção de minerais, aminoácidos e enzimas.
INCORRETA.
As proteínas são compostas a partir da ligação entre aminoácidos como ilustra a figura acima. Elas não contêm minerais em sua composição, esses podem servir de cofatores para proteínas com atividades enzimáticas, mas não fazem parte de sua estrutura. Já as enzimas são proteínas, portanto trata-se de uma classe de proteína.
Deixe um comentário