O RNA ribossômico é considerado um marcador da evolução biológica, usado para estabelecer as relações filogenéticas entre organismos. Isto ocorre porque tal molécula:
- A) possui sequências de aminoácidos que sofreram muitas alterações desde o surgimento das primeiras células procariontes.
- B) possui sequências de três bases nitrogenadas que codificam aminoácidos desde o surgimento da primeira célula.
- C) em arqueobactérias, reconhece códons de três bases nitrogenadas do RNAm, efetuando o transporte de aminoácidos aos ribossomos.
- D) está presente em ribossomos de procariotos e eucariotos, sofrendo modificações evolutivas de acordo com o organismo.
- E) é derivada do DNA, guardando todas as informações genéticas presentes em células primitivas procariontes e eucariontes.
Resposta:
A alternativa correta é letra D) está presente em ribossomos de procariotos e eucariotos, sofrendo modificações evolutivas de acordo com o organismo.
Gabarito da banca: Letra "D"
Entendimento: Letra "D"
Acompanhe minha análise:
a) possui sequências de aminoácidos que sofreram muitas alterações desde o surgimento das primeiras células procariontes.
ERRADA. Nada se aproveita.
b) possui sequências de três bases nitrogenadas que codificam aminoácidos desde o surgimento da primeira célula.
ERRADA. A alternativa se refere ao códon, mas nada tem a ver com RNA ribossomal.
c) em arqueobactérias, reconhece códons de três bases nitrogenadas do RNAm, efetuando o transporte de aminoácidos aos ribossomos.
ERRADA. Nada se aproveita.
d) está presente em ribossomos de procariotos e eucariotos, sofrendo modificações evolutivas de acordo com o organismo.
CORRETA.
Os ribossomos facilitam o pareamento específico entre os anticódons do RNAt com os códons do RNAm duran-te a síntese proteica. O ribossomo é composto por uma subunidade maior e uma subunidade menor, ambas com-postas por proteínas e uma ou mais moléculas de RNA ribossomal, ou RNAr [...]. Nos eucariotos, as subunidades são sintetizadas no nucléolo. Os genes que codificam RNA ribossomal são transcritos, e o RNA é pro-cessado e associado a proteínas oriundas do citoplasma. A subunidade ribossomal completa é transportada, pelos poros nucleares, ao citoplasma. Tanto em bactérias quanto em eucariotos, as subunidades maior e menor são unidas, formando o ribossomo funcional, apenas quando estão ligadas a uma molécula de RNAm. Cerca de dois terços da massa de um ribossomo é composta por três (bactérias) ou quatro moléculas (eucariotos) de RNAr. Como a maioria das células contém milhares de ribossomos, o RNAr é o tipo de RNA celular mais abundante.
Embora os ribossomos de bactérias e de eucariotos sejam bastante semelhantes em estrutura e função, os ribossomos de eucariotos são ligeiramente maiores e um tanto diferentes dos ribossomos bacterianos quanto à composição molecular. Essas diferenças são relevantes em termos médicos. Alguns antibióticos são capazes de inativar os ribossomos bacterianos sem afetar os ribossomos eucarióticos. Esses medicamentos, incluindo a tetraciclina e a estreptomicina, são utilizados no tratamento de infecções bacterianas. (p. 347-348, grifo meu).
Referência: REECE, J. B. et al. Biologia de Campbell. 10. ed. Porto Alegre: Artmed, 2015.
e) é derivada do DNA, guardando todas as informações genéticas presentes em células primitivas procariontes e eucariontes.
ERRADA. Nada se aproveita.
Deixe um comentário