Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Os esteroides são substâncias fundamentais ao metabolismo, dentre eles, o colesterol é um parâmetro que deve ser monitorado regularmente para o controle da saúde humana. Sobre o colesterol, é correto afirmar que

Resposta:

A alternativa correta é letra C) é um álcool complexo, essencial para a formação das membranas das nossas células, para a síntese de hormônios, como a testosterona, estrogênio, cortisol e para a metabolização de algumas vitaminas.

Essa questão exige conhecimentos em Bioquímica.


ENUNCIADO/COMANDO:

Os esteroides são substâncias fundamentais ao metabolismo, dentre eles, o colesterol é um parâmetro que deve ser monitorado regularmente para o controle da saúde humana. Sobre o colesterol, é correto afirmar que


ALTERNATIVAS:

 
  •  é uma substância gordurosa prejudicial ao metabolismo humano, encontrada em todas as células do corpo, que sempre aumenta com o avanço da idade em homens e mulheres.

INCORRETA. O colesterol é um tipo de esteroide, isto é, uma substância lipídica. Ele é essencial para todos os animais, visto que é um componente comum das membranas celulares e é o precursor de hormônios, sais biliares e vitamina D.

 

Os níveis de colesterol total sérico aumentam com a idade, mas dependem de outros fatores, como o sexo e o tabagismo.

 
  •  no organismo humano somente é adquirido através dos alimentos; portanto, a ingestão de gorduras deve ser inversamente proporcional ao aumento da idade.

INCORRETA. O colesterol também é produzido pelo corpo. Nos vertebrados, por exemplo, ele é sintetizado pelo fígado.

 
  •  é um álcool complexo, essencial para a formação das membranas das nossas células, para a síntese de hormônios, como a testosterona, estrogênio, cortisol e para a metabolização de algumas vitaminas.

CORRETA. Não há incorreções na alternativa.

 
  •  dois pacientes com colesterol total de 190, sendo o paciente 1 possuidor de LDL 150, HDL 20 e VLDL 20 e o paciente 2 de LDL 100, HDL 65 e VLDL 25, correm o mesmo risco de desenvolver aterosclerose.

INCORRETA. O colesterol é transportado no plasma sanguíneo, principalmente em partículas que consistem em milhares de moléculas de colesterol e outros lipídeos ligados, a uma proteína.

 

Essas partículas podem ser de três tipos: LDL, as lipoproteínas de baixa densidade; HDL, as lipoproteínas de alta densidade; e VLDL, as lipoproteínas de densidade muito baixa.

 

O LDL é considerado o "colesterol ruim" porque fornece colesterol às células, mas em excesso se acumula nos vasos sanguíneos, o que pode levar ao desenvolvimento de complicações cardiovasculares, como a aterosclerose. Já o HDL é considerado o "colesterol bom" porque remove o colesterol dos tecidos e o transporta ao fígado, onde pode ser utilizado para sintetizar a bile. O VLDL contêm principalmente triglicerídeos, os quais são transportados às células em tecidos adiposos ao longo do organismo e, em excesso, também aumentam os riscos de doenças cardiovasculares.

 

Assim, o paciente com menor razão LDL/HDL (paciente 2) terá menor risco de desenvolver aterosclerose.


FONTES:

JOUSILAHTI, Pekka et al. Sex, age, cardiovascular risk factors, and coronary heart disease: a prospective follow-up study of 14 786 middle-aged men and women in Finland. Circulation, v. 99, n. 9, p. 1165-1172, 1999. Disponível em: <https://www.ahajournals.org/doi/full/10.1161/01.CIR.99.9.1165>. Acesso em: 20 fev. 2023.

 

MANCUSO, Ana Maria Cervato. Dieta habitual e fatores de risco para doenças cardiovasculares. 1995. Tese de Doutorado. Universidade de São Paulo. Disponível em: <https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/6/6133/tde-18052018-140938/publico/MTR_581_Cervato_1995.pdf>. Acesso em: 20 fev. 2023.

 

REECE, Jane B. et al. Biologia de Campbell. 10 ed. Porto Alegre: Artmed, 2015.

 

SADAVA, David et al. Vida: a ciência da biologia. Vol. I: Célula e Hereditariedade. 8 ed. Porto Alegre: Artmed, 2009.

 

SADAVA, David et al. Vida: a ciência da biologia. Vol. III: Plantas e Animais. 8 ed. Porto Alegre: Artmed, 2009.

 

SILVERTHORN, Dee Unglaub. Fisiologia humana: Uma Abordagem Integrada. 7 ed. Porto Alegre: Artmed, 2017.

Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *