Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Os hormônios classificam-se com base na sua composição. Assim, são esteroides e derivados de ácidos graxos os hormônios:

Resposta:

A alternativa correta é letra B) progesterona e estradiol.

GABARITO DO PROFESSOR: ANULADA

 

A questão pede que seja indicada a alternativa que apresente hormônios quesão esteroides e derivados de ácidos graxos. No entanto, apesar de alternativa indicada pela banca (letra b) ser mais próxima da resposta, ela não está correta. Nenhum destes hormônios são derivados de ácidos graxos, mas de colesterol, que são moléculas estrutural e funcionalmente diferentes. Desse modo, a questão poderia ser anulada, visto que há um erro no enunciado.

 

a)  tiroxina e epinefrina.

INCORRETA: Tiroxina é um hormônio produzido pela glândula tireoide e é fundamental para regular o metabolismo do corpo. Não é um hormônio esteroide nem derivado de ácidos graxos. A epinefrina, também conhecida como adrenalina, é um hormônio produzido pela glândula adrenal em resposta a situações de estresse. Assim como a tiroxina, a epinefrina não é um hormônio esteroide nem derivado de ácidos graxos. Ambos são derivados de aminoácidos e classificados como hormônios proteicos ou peptídicos.

 

b)  progesterona e estradiol.

INCORRETA: A progesterona e o estradiol são esteroides, mas os hormônios esteroides são formados a partir do colesterol, e isso não os classifica como derivados de ácidos graxos. Os hormônios derivados de ácidos graxos incluem as prostaglandinas, por exemplo. 

 

c)  insulina e glugagon.

INCORRETA: Insulina e glucagon são hormônios produzidos pelo pâncreas e desempenham papéis na regulação dos níveis de glicose no sangue. Tanto a insulina quanto o glucagon são hormônios peptídicos, não esteroides nem derivados de ácidos graxos.

 

d)  FSH e testosterona.

INCORRETA: A testosterona é um hormônio esteroide, mas o FSH não é um hormônio esteroide nem derivado de ácidos graxos. A testosterona é um hormônio esteroide produzido principalmente nos testículos em homens e, em quantidades menores, nos ovários e nas glândulas supra-renais em mulheres. Já o FSH é um hormônio glicoproteico produzido pela glândula hipófise anterior.

 

Referências: GUYTON, Arthur C.; HALL, Michael E.; HALL, John E.. Tratado de fisiologia médica. 14. ed RIO DE JANEIRO: Grupo GEN, 2021.

 

NELSON, D. L.; COX, M. M. Princípios de bioquímica de Lehninger. 6. ed. Porto Alegre: ARTMED, 2014.

 
Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *