Para que uma célula possa produzir suas proteínas, ela precisa de aminoácidos, que podem ser obtidos de duas maneiras: ingeridos em alimentos ricos em proteínas ou produzidos pelas células a partir de outras moléculas orgânicas. Alguns organismos, particularmente os seres autotróficos, são capazes de sintetizar todos os 20 tipos de aminoácidos necessários para a produção de suas proteínas; consequentemente, eles não precisam ingerir proteínas para sobreviver. Outros organismos, entre os quais nossa espécie, não conseguem sintetizar alguns dos aminoácidos e, por isso, precisam recebê-los prontos na alimentação. Os aminoácidos que um organismo não consegue sintetizar são chamados aminoácidos essenciais.
(José Mariano Amabis e Gilberto Rodrigues Martho. Biologia, 2004. Adaptado.)
O organismo humano não sintetiza alguns aminoácidos, chamados essenciais, porque suas células
- A) não possuem RNA-transportadores cujos anticódons sejam complementares aos códons que codificam esses aminoácidos.
- B) não possuem enzimas e vias biossintéticas que participam da síntese desses aminoácidos.
- C) não metabolizam os grupos orgânicos amina e carboxila que constituem esses aminoácidos.
- D) não transcrevem RNA-mensageiros a partir dos genes que codificam esses aminoácidos.
- E) não apresentam proteínas de transporte que levem para o ambiente intracelular os precursores orgânicos desses aminoácidos.
Resposta:
A alternativa correta é letra B) não possuem enzimas e vias biossintéticas que participam da síntese desses aminoácidos.
a) não possuem RNA-transportadores cujos anticódons sejam complementares aos códons que codificam esses aminoácidos.
INCORRETA: Os tRNAs desempenham um papel fundamental na síntese de proteínas, pois são responsáveis por transportar os aminoácidos correspondentes aos códons do RNA-mensageiro (mRNA) durante o processo de tradução. Eles possuem anticódons complementares aos códons do mRNA, garantindo que o aminoácido correto seja adicionado à cadeia polipeptídica em formação. No entanto, a ausência de tRNAs correspondentes não é a razão pela qual o organismo humano não pode sintetizar certos aminoácidos essenciais, porque mesmo que os tRNAs correspondentes estivessem presentes, ainda seria impossível produzir esses aminoácidos se as enzimas e vias metabólicas necessárias para sua biossíntese estivessem ausentes.
b) não possuem enzimas e vias biossintéticas que participam da síntese desses aminoácidos.
CORRETA: O organismo humano não conseguir sintetizar alguns aminoácidos essenciais indica que falta às células humanas a capacidade de realizar certas etapas no processo de biossíntese desses aminoácidos. A síntese de aminoácidos é um processo complexo que envolve diversas etapas bioquímicas, incluindo reações enzimáticas específicas e vias metabólicas especializadas. Cada tipo de aminoácido possui sua própria via biossintética, na qual determinadas enzimas catalisam as transformações químicas necessárias para a sua produção. Nos organismos capazes de sintetizar todos os aminoácidos essenciais, como alguns seres autotróficos, essas enzimas e vias biossintéticas estão presentes e funcionais. No entanto, nos organismos que não conseguem sintetizar todos os aminoácidos essenciais, como os seres humanos, essas enzimas e vias estão ausentes ou incompletas, o que impede a produção desses aminoácidos internamente.
c) não metabolizam os grupos orgânicos amina e carboxila que constituem esses aminoácidos.
INCORRETA: As células humanas são capazes de metabolizar grupos orgânicos amina e carboxila, que inclusive são precursores para aminoácidos essenciais. Porém, esses aminoácidos requerem uma maquinaria específica de enzimas que catalisem reações de síntese específica para cada tipo de aminoácido. Portanto, apesar de haver alguns precursores, a via metabólica não está completa, por isso a síntese não acontece.
d) não transcrevem RNA-mensageiros a partir dos genes que codificam esses aminoácidos.
INCORRETA: A transcrição de RNA-mensageiro é o processo pelo qual a informação genética contida no DNA é transcrita para RNA-mensageiro, que por sua vez é traduzido em proteínas. Se os genes que codificam os aminoácidos essenciais estivessem presentes e ativos, a transcrição ocorreria normalmente.
e) não apresentam proteínas de transporte que levem para o ambiente intracelular os precursores orgânicos desses aminoácidos.
INCORRETA: A falta de proteínas de transporte para precursores orgânicos não é a principal razão pela qual os aminoácidos essenciais não são sintetizados. Mesmo que os precursores orgânicos estivessem disponíveis no ambiente intracelular, não ocorreria a síntese desses aminoácidos sem todas as moléculas, enzimas, fatores e demais componentes que formam a via sintética de cada tipo de aminoácido essencial.
Referência: AMABIS, G. R.; MARTHO, G. R. Fundamentos da Biologia Moderna. 5 ed. Editora Moderna, 2018.
Deixe um comentário