Polissacarídeos são glicídios de longas cadeias constituídos pela união de muitos monossacarídeos, dentre eles destaca-se um tipo nitrogenado, presente no esqueleto dos insetos e nos tecidos dos animais, que funciona como uma cola que liga as células. Esses polissacarídeos são conhecidos, respectivamente, por:
- A) Amido e celulose.
- B) Quitina e celulose.
- C) Quitina e ácido hialurônico.
- D) Glicogênio e ácido hialurônico.
Resposta:
A alternativa correta é letra C) Quitina e ácido hialurônico.
Gabarito: Letra C
Carboidratos podem ser conceituados como poli-hidroxialdeídos ou poli-hidroxicetonas, ou substâncias que geram esses compostos quando hidrolisadas.1
Dentre os carboidratos, temos a classe dos polissacarídeos, que são polímeros contendo mais de 20 unidades de monossacarídeos (alta massa molecular).
Sobre a estrutura e função dos polissacarídeos propostos pelo enunciado, temos:
- Quitina: Função estrutural, presente no exoesqueleto de insetos (artrópodes), composto por resíduos de N-acetilglicosamina.
- Ácido Hialurônico: Função estrutural, presente no líquido sinovial de articulações, no humor vítreo e na matriz extracelular, composto por resíduos alternados de ácido D-glicurônico e N-acetilglicosamina.
- Amido: Função de armazenamento em células vegetais, composto por dois tipos de polímeros de glicose (amilose e amilopectina).
- Celulose: Função estrutural, presente nas paredes celulares de células vegetais, composto por subunidades de glicose em cadeia linear.
- Glicogênio: Função de armazenamento em células animais, composto por subunidades de glicose em cadeia ramificada.
Portanto, os polissacarídeos presente no esqueleto dos insetos e nos tecidos dos animais, que funciona como uma cola que liga as células são conhecidos, respectivamente, por Quitina e Ácido Hialurônico (Gabarito: Letra C).
--
Referências:
1) Nelson, D. L.; Cox, M.M. Princípios de Bioquímica de Lehninger. 6ª Edição. Porto Alegre: Artmed, 2014. 1220p.
Deixe um comentário