Relacione as colunas e marque alternativa CORRETA.
I. RNAm 1. Cada um corresponde a uma sequência de bases do RNA mensageiro.
II. RNAt 2. É formado a partir de regiões específicas de alguns cromossomos, chamadas regiões organizadoras de nucléolo.
III. RNAr 3. É um único filamento de RNA, que se forma tendo um filamento de DNA como molde e é complementar a ele.
4. Também pode ser chamado RNA de transferência ou RNA solúvel.
- A) I- 3 e 4/ II- 1/ III- 2.
- B) I- 2/ II- 3 e 4/ III- 1.
- C) I- 4/ II- 1/ III- 2 e 3.
- D) I- 3/ II- 1 e 4/ III- 2.
- E) I- 2 e 1/ II- 3/ III- 4.
Resposta:
A alternativa correta é letra D) I- 3/ II- 1 e 4/ III- 2.
Gabarito da banca: Letra "D"
Entendimento: Letra "D"
Acompanhe minha análise:
I. RNAm - 3. É um único filamento de RNA, que se forma tendo um filamento de DNA como molde e é complementar a ele.
A outra família de RNA transcrito pelo DNA se refere aos inúmeros RNAm. Normalmente fita simples, esses RNA apresentam tamanho variado conforme a proteína que codificam e segmentos estruturados nas extremidades. Em procariotos, têm uma série de bases iniciais que os auxilia na ligação com o ribossomo e no correto posicionamento para o início da síntese proteica. Em eucariotos, a síntese é mais complexa, e sua extremidade 5’ é protegida por uma série de proteínas [...]. Muitas das bases presentes em seu início e em seu final não são utilizadas diretamente na síntese proteica, mas a partir da sequência de bases A-U-G que representa o códon de iniciação, cada três novas bases reconhecem um RNAt ligado a aminoácido específico. Esse conjunto de bases é denominado códon e há apenas três possibilidades de trincas (códons) que não têm nenhum RNAt relacionado e, por isso, são códons de terminação. Tendo em vista que o tamanho da maioria das proteínas varia de 100 a 500 aminoácidos, é de se esperar que o RNAm tenha pelo menos entre 300 a 350 e 1.500 a 1.600 bases nitrogenadas. (p. 32, grifo meu).
II. RNAt - 1. Cada um corresponde a uma sequência de bases do RNA mensageiro & 4. Também pode ser chamado RNA de transferência ou RNA solúvel. Anote aí:
O DNA pode transcrever três diferentes famílias de RNA: o RNA transportador (RNAt), o RNA mensageiro (RNAm) e RNA ribossomal (RNAr). O RNAt é responsável pelo reconhecimento, pela ligação e pelo transporte dos aminoácidos presentes no citoplasma para a síntese proteica (tradução). Possui entre setenta e noventa bases dispostas de forma não usual no RNA, com muitas bases pareadas (A = U e G ≡ C) e três alças principais, uma das quais apresenta uma sequência de três bases, denominada anticódon e que irá determinar o aminoácido a ser transportado e ainda participar no reconhecimento do RNAm. Na extremidade 3’, há bases 3’A-C-C em todos os RNAt e é nessa extremidade, mais precisamente na adenina, que o aminoácido para aquele RNAt irá se ligar, com a ação de uma enzima específica e gasto de energia [...]. O RNAt corresponde a cerca de 15% do total desse polinucleotídeo presente na célula [...]. (p. 32, grifo meu).
III. RNAr - 2. É formado a partir de regiões específicas de alguns cromossomos, chamadas regiões organizadoras de nucléolo.
O RNAr, juntamente com dezenas de proteínas, forma o ribossomo de procariotos ou de eucariotos. O RNA ribossomal é sintetizado em região repetitiva do DNA (que tem bases suficientes para transcrever simultaneamente dezenas de moléculas desse RNA), denominada região organizadora do nucléolo [...] (RON ou NOR). Nesse local ocorre também o processamento do RNA recém-transcrito e a sua complexação com as proteínas que comporão, juntamente com as diferentes moléculas de RNAr, as subunidades ribossomais. O RNA ribossomal corresponde a até 80% do RNA da célula. (p. 32, grifo meu)
Referência: CARVALHO, H. F.; RECCO-PIMENTEL, S. M. A Célula. 4. ed. Barueri: Manole, 2019.
Deixe um comentário