Relacione as substâncias orgânicas que compõem os seres vivos da coluna da direita com suas respectivas funções na coluna da esquerda.
Assinale a alternativa que apresenta a numeração correta da coluna da direita, de cima para baixo.
- A) 3 – 2 – 1.
- B) 1 – 2 – 3.
- C) 2 – 3 – 1.
- D) 1 – 3 – 2.
- E) 2 – 1 – 3.
Resposta:
A alternativa correta é letra B) 1 – 2 – 3.
Gabarito da banca: Letra "B"
Entendimento: Letra "B"
Acompanhe minha análise:
( 1. Lipídios ) Insolúveis na água, funcionam como isolante térmico do impulso nervoso; podem formar hormônios e vitaminas.
Anote aí (p. 17, grifo meu):
Contrariamente aos carboidratos, não há nenhum grupamento químico característico para todos os lipídios. Eles não formam polímeros, e a característica que os une é a sua pequena solubilidade em água. Dadas algumas semelhanças estruturais, pode-se classificá-los em diferentes grupos, dos quais se destacam:
a. Ácidos graxos e seus derivados:
– Ceras.
– Gorduras neutras.
– Fosfolipídios.
– Esfingolipídios.
b. Esteroides – derivados do ciclopentanoperidrofenantreno.
c. Terpenoides – derivados do isopreno.
Além disso:
Além de componente de membrana, o colesterol é precursor de uma série de hormônios (sexuais e da glândula suprarrenal) e dos sais biliares.
O ergosterol, outro esterol importante (assemelha-se ao colesterol e é encontrado em fungos), é transformado em vitamina D2 quando irradiado com luz ultravioleta. (p. 22).
Referência: CARVALHO, H. F.; RECCO-PIMENTEL, S. M. A Célula. 4. ed. Barueri: Manole, 2019.
( 2. Carboidratos ) Também conhecidos como glicídios ou açúcares, representam a principal fonte de energia para a célula.
Anote aí (p. 13):
Carboidratos, sacarídeos ou açúcares podem ser definidos quimicamente como poli-hidroxialdeídos ou poli-hidroxicetonas. Desse modo, os mais simples possuem três carbonos, com dois grupos hidroxila e um grupo carbonila.
Em termos de complexidade, pode-se dizer que há monossacarídeos que não podem ser hidrolisados em açúcares menores e polissacarídeos que, ao contrário, podem ser hidrolisados em diversos monossacarídeos. A açúcares formados por vários monossacarídeos dá-se o nome de oligossacarídeos e, conforme o número de monômeros originados, o prefixo correspondente (dissacarídeos, trissacarídeos etc.). É comum, ainda, encontrar-se o termo Ose para classificar monossacarídeos e Osídeo para oligo e polissacarídeos. (p. 13).
Referência: CARVALHO, H. F.; RECCO-PIMENTEL, S. M. A Célula. 4. ed. Barueri: Manole, 2019.
( 3. Proteínas ) São macromoléculas complexas, formadas por aminoácidos, componentes químicos mais importantes do ponto de vista estrutural, presentes em todas as partes das células.
Anote aí (p. 23):
Há vinte aminoácidos que podem participar da formação das proteínas e serem incorporados durante a sua síntese nos ribossomos [...]. Todos eles são α-aminoácidos, sendo que o carbono α é o primeiro carbono ligado à carboxila, ou seja, o segundo carbono da molécula (a partir dele, são nomeados os carbonos β, γ, δ e ϵ) e se apresentam na forma L (o carbono α é assimétrico em todos, menos na glicina, cuja cadeia lateral é um hidrogênio).
Referência: CARVALHO, H. F.; RECCO-PIMENTEL, S. M. A Célula. 4. ed. Barueri: Manole, 2019.
Deixe um comentário