Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Sabendo-se que enzimas são biomoléculas com poder catalítico, isto é, conseguem aumentar a velocidade de reações e considerando-se uma reação hipotética de transformação de substrato em produto, realizada comparativamente na presença e na ausência de uma enzima, nas condições ótimas de atividade da enzima, em que se observa diferença significativa de velocidade entre a reação realizada na presença da enzima e a reação realizada na ausência desta, é correto afirmar que a velocidade da reação catalisada pela enzima é maior que a velocidade da reação não catalisada porque a

Resposta:

A alternativa correta é letra E) energia de ativação da transformação é menor na presença da enzima.

Gabarito da banca: letra E

Entendimento: letra E

Acompanhe nossa análise:

 

Por serem catalisadores biológicos, as enzimas

aumentam as velocidades das reações químicas, porque permitem a ocorrência de uma proporção muito maior de colisões entre as moléculas das redondezas e os substratos, que suplantam a barreira energética [...]. As enzimas estão incluídas entre os catalisadores mais eficientes que se conhece. Elas aceleram reações por fatores tão grandes como 1014 (trilhões de vezes mais rápidos do que a velocidade com que a mesma reação ocorreria sem catálise enzimática). Portanto, as enzimas possibilitam que ocorram reações que, sem sua participação, não ocorreriam a grande velocidade na temperatura normal das células. (p. 92).

Referência: ALBERTS, B. et al. Fundamentos da Biologia Celular. 4. ed. Porto Alegre: Artmed, 2017.

 

E como as enzimas aceleram as reações? A resposta objetiva é: diminuindo a energia de ativação, acelerando, desse modo, a interconversão do substrato em produto. Como o examinador pretende lhe confundir nisso? Vai dizer que na prova que as enzimas diminuem a energia livre de Gibbs. Mas isso não é verdade.

 

Não confunda energia de ativação com energia livre de Gibbs. Coloque no seu caderno ou grife:

  • A energia livre de Gibbs representa a quantidade de energia capaz de realizar trabalho durante uma reação (temperatura e pressão constantes). A variação da energia livre de Gibbs (ΔG) pode ser negativa (reação exergônica) ou positiva (reação endergônicas).
  • Energia de ativação pode ser entendida como a quantidade de energia necessária para que a reação ocorra, ou seja, a diferença entre os níveis de energia do estado fundamental e do estado de transição.

Referência: NELSON, D. L.; COX, M. M. Lehninger: princípios de Bioquímica. 3. ed. São Paulo: Editora Sarvier, 2002.

Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *