São vários os processos envolvidos para purificação e ultrapurificação da água. Sobre sistemas de purificação de água em laboratório clínico, analise as afirmativas.
I – A deionização remove parcialmente os sais minerais da água, produzindo uma água quimicamente pura com condutividade equivalente à da água destilada.
II – São processos utilizados para purificação da água em laboratório clínico: filtração, eletrodeionização, microfiltração e ultrafiltração, desinfecção por ultravioleta.
III – O tipo de água e sua especificação devem estar de acordo com os requisitos analíticos e da metodologia laboratorial em uso.
Está correto o que se afirma em
- A) I e III, apenas.
- B) I e II, apenas.
- C) II e III, apenas.
- D) I, II e III.
Resposta:
Resposta: A alternativa correta é letra C) II e III, apenas.
Explicação:
A afirmativa I está incorreta porque a deionização não produz uma água quimicamente pura. Ela remove íons, mas não elimina todos os contaminantes orgânicos e microorganismos. A água deionizada não tem condutividade equivalente à da água destilada, pois a destilação remove uma gama mais ampla de impurezas.
A afirmativa II está correta. Os processos listados são comumente utilizados na purificação da água em laboratórios clínicos para remover diferentes tipos de impurezas, como sais, íons, partículas e microorganismos, garantindo a qualidade da água para uso específico.
A afirmativa III também está correta. É essencial que o tipo de água utilizada em laboratório esteja de acordo com os requisitos analíticos e da metodologia empregada, pois a qualidade da água pode afetar diretamente a precisão e a confiabilidade dos resultados dos testes laboratoriais.
Deixe um comentário