Segundo Whatson e Crick, tanto o DNA de procariotos quanto o de eucariotos podem apresentar três conformações estruturais, sendo elas: A-DNA, B-DNA e Z-DNA. Tais conformações estruturais podem ser influenciadas por fatores endógenos e exógenos. Entretanto existe uma delas que contribui diretamente no processo de transcrição gênica. Diante do exposto, assinale a alternativa correta.
- A) A conformação estrutural B-DNA é a mais representativa in vivo, possui sua dupla hélice mais curta e estreita, resultando em maior estabilidade da molécula de DNA, e favorece o processo de transcrição gênica.
- B) A conformação estrutural A-DNA é a conformação que apresenta maior estabilidade em meio a soluções livres de água. A A-DNA apresenta sua dupla hélice à esquerda, facilitando, assim, o processo de transcrição gênica.
- C) A Conformação estrutural Z-DNA possui sua rotação helicoidal à esquerda. Essa conformação é favorecida por um super espiralamento negativo localizado em regiões onde a regulação do processo de transcrição gênica apresenta-se mais intenso.
- D) A conformação B-DNA possui condições fisiológicas favoráveis. Além de exibir sua dupla hélice girando à direita, revela-se mais longa e estreita. Tais características estão relacionadas ao processo de transição gênica.
- E) A conformação estrutural Z-DNA possui dupla hélice alongada e mais estreita. Essa conformação, além de girar para a direita, favorece um super espiralamento positivo que contribui para o processo de transcrição gênica.
Resposta:
A alternativa correta é letra C) A Conformação estrutural Z-DNA possui sua rotação helicoidal à esquerda. Essa conformação é favorecida por um super espiralamento negativo localizado em regiões onde a regulação do processo de transcrição gênica apresenta-se mais intenso.
Gabarito: Letra C
O DNA pode apresentar 03 (três) conformações tridimensionais diferentes, sendo elas:
- A-DNA: Rotação à direita. Estrutura mais curta e larga, favorecida em soluções relativamente livres de água. Contém 11 pares de bases por volta helicoidal.
- B-DNA: Rotação à direita. Estrutura mais estável em condições fisiológicas (estrutura de Watson e Crick). Contém 10,5 pares de bases por volta helicoidal.
- Z-DNA: Rotação à esquerda. Estrutura mais estreita e alongada, esqueleto em ziguezague. Contém 12 pares de bases por volta helicoidal.
Portanto, analisando as alternativas, temos:
a) A conformação estrutural B-DNA é a mais representativa in vivo, possui sua dupla hélice mais curta e estreita, resultando em maior estabilidade da molécula de DNA, e favorece o processo de transcrição gênica.
ERRADO: A conformação estrutural A-DNA apresenta dupla hélice mais curta.
b) A conformação estrutural A-DNA é a conformação que apresenta maior estabilidade em meio a soluções livres de água. A A-DNA apresenta sua dupla hélice à esquerda, facilitando, assim, o processo de transcrição gênica.
ERRADO: A conformação estrutural A-DNA apresenta dupla hélice à direita.
c) A Conformação estrutural Z-DNA possui sua rotação helicoidal à esquerda. Essa conformação é favorecida por um super espiralamento negativo localizado em regiões onde a regulação do processo de transcrição gênica apresenta-se mais intenso.
CERTO: No processo de transcrição, as RNA-polimerases geram um super espiralamento negativo à retaguarda (5'), o que induz a formação da conformação Z-DNA, reduzindo o estresse da torção.
d) A conformação B-DNA possui condições fisiológicas favoráveis. Além de exibir sua dupla hélice girando à direita, revela-se mais longa e estreita. Tais características estão relacionadas ao processo de transição gênica.
ERRADO: A conformação Z-DNA revela-se mais longa e estreita.
e) A conformação estrutural Z-DNA possui dupla hélice alongada e mais estreita. Essa conformação, além de girar para a direita, favorece um super espiralamento positivo que contribui para o processo de transcrição gênica.
ERRADO: A conformação estrutural Z-DNA apresenta dupla hélice à esquerda.
--
Referências:
1) Nelson, D. L.; Cox, M.M. Princípios de Bioquímica de Lehninger. 6ª Edição. Porto Alegre: Artmed, 2014. 1220p.
Deixe um comentário