Todas as membranas plasmáticas e algumas membranas das organelas citoplasmáticas contêm carboidratos, que estão localizados na superfície externa das membranas e servem como sítios de reconhecimento celular. Com relação aos carboidratos das membranas, é incorreto afirmar-se que
- A) os carboidratos ligados a proteínas são dissacarídeos.
- B) os carboidratos associados às membranas podem estar ligados covalentemente a lipídeos ou proteínas, formando glicolipídeos ou glicoproteínas, respectivamente.
- C) as unidades de carboidratos dos glicolipídeos geralmente se estendem no lado externo da membrana, onde servem como sinais de reconhecimento entre as células.
- D) as cadeias de oligossacarídeos são adicionadas às proteínas de membrana dentro do retículo endoplasmático e são modificadas no complexo de Golgi.
- E) as glicoproteínas permitem a uma célula ser reconhecida por outras células e por proteínas.
Resposta:
A alternativa correta é letra A) os carboidratos ligados a proteínas são dissacarídeos.
Gabarito da banca: Letra "A"
Entendimento: Letra "A"
Acompanhe minha análise:
a) os carboidratos ligados a proteínas são dissacarídeos.
ERRADA. Os dissacarídeos mais comuns são sacarose, maltose e lactose. Os carboidratos ligados a proteínas do glicocálice têm menos de 15 açúcares, mas não menos que três açúcares. Anote aí (grifo meu):
Os termos glicocálice ou revestimento celular algumas vezes são usados para descrever uma zona da superfície celular rica em carboidratos. Essa camada de carboidrato pode ser visualizada por meio de vários corantes, como o vermelho de rutênio [...], bem como por sua afinidade por proteínas ligadoras de carboidratos, como as lectinas, que podem ser marcadas com um corante fluorescente ou outros marcadores visíveis. [...] Uma das muitas funções da camada de carboidrato é proteger a célula contra danos químicos ou mecânicos e manter outras celulas a distância, prevenindo interações indesejáveis célula-célula.
[...]
As cadeias laterais oligossacarídicas das glicoproteínas e dos glicolipídeos são muito diversas na organização de seus açúcares. Embora normalmente contenham menos de 15 açúcares, as cadeias frequentemente são ramificadas, e os açúcares podem ser unidos por vários tipos de ligações covalentes, diferentemente dos aminoácidos de uma cadeia polipeptídica, os quais estão unidos por ligações peptídicas idênticas. Até mesmo três açúcares podem ser unidos para formar centenas de trissacarídeos distintos.
Referência: ALBERTS, B. et al. Biologia molecular da célula. 6. ed. Porto Alegre: Artmed, 2017. p. 582.
b) os carboidratos associados às membranas podem estar ligados covalentemente a lipídeos ou proteínas, formando glicolipídeos ou glicoproteínas, respectivamente.
CORRETA. Está inteiramente correta a afirmativa.
c) as unidades de carboidratos dos glicolipídeos geralmente se estendem no lado externo da membrana, onde servem como sinais de reconhecimento entre as células.
CORRETA. Está inteiramente correta a afirmativa.
d) as cadeias de oligossacarídeos são adicionadas às proteínas de membrana dentro do retículo endoplasmático e são modificadas no complexo de Golgi.
CORRETA. Está inteiramente correta a afirmativa.
e) as glicoproteínas permitem a uma célula ser reconhecida por outras células e por proteínas.
CORRETA. Está inteiramente correta a afirmativa.
Deixe um comentário