Um estudante relatou que o mapeamento do DNA da cevada foi quase todo concluído e seu código genético desvendado. Chamou atenção para o número de genes que compõem esse código genético e que a semente da cevada, apesar de pequena, possui um genoma mais complexo que o humano, sendo boa parte desse código constituída de sequências repetidas. Nesse contexto, o conceito de código genético está abordado de forma equivocada.
Cientificamente esse conceito é definido como
- A) trincas de nucleotídeos que codificam os aminoácidos.
- B) localização de todos os genes encontrados em um genoma.
- C) codificação de sequências repetidas presentes em um genoma.
- D) conjunto de todos os RNAs mensageiros transcritos em um organismo.
- E) todas as sequências de pares de bases presentes em um organismo.
Resposta:
A alternativa correta é letra A) trincas de nucleotídeos que codificam os aminoácidos.
Gabarito da banca: Letra "A".
Entendimento: Letra "A".
Acompanhe a minha análise:
O aluno confundiu "código genético" com "genoma". É disso que a questão trata.
Primeiro, entenda o conceito de genoma:
A “biblioteca” completa de instruções genéticas herdadas por um organismo constitui o seu genoma. Uma típica célula humana tem dois conjuntos similares de cromossomos, e cada conjunto tem aproximadamente 3 bilhões de pares de nucleotídeos de DNA. Se utilizássemos a abreviatura de letra única para nucleotídeos de apenas um desses conjuntos para escrevermos as letras no tamanho das que você está lendo neste momento, o texto genético preencheria aproximadamente 700 livros-texto de biologia (p. 6, grifo meu).
Referência: REECE, J. B. et al. Biologia de Campbell. 10. ed. Porto Alegre: Artmed, 2015.
Em segundo lugar, vamos ao conceito de "código genético":
O código genético é a chave de informações pela qual a sequência de nucleotídeos do mRNA correspondente a um gene é traduzida em uma sequência de aminoácidos que compõem a proteína expressa por aquele gene. Isto é, o código genético especifica quais aminoácidos serão utilizados para construir uma proteína. Você pode considerar o código como uma série sequencial de “palavras” de três letras que não se sobrepõem. As três “letras” representam três bases nucleotídicas no polinucleotídeo de mRNA. Cada “palavra” de três letras é chamada de códon, e cada códon especifica determinado aminoácido. Cada códon é complementar ao triplete de bases correspondente na molécula de DNA a partir da qual foi transcrito. Em resumo, o código genético relaciona os códons aos seus aminoácidos codificados especificamente. (p. 295, grifo meu).
Referência: SADAVA, D. et al. Vida: a ciência da biologia. 11. ed. Porto Alegre: Artmed, 2020. v. 1. Constituintes químicos da vida, células e genética.
Note, portanto, que código genético e códon não são sinônimos. O códon é apenas trinca ou o triplete de bases no DNA. No código genético, existem 64 códons diferentes. Aproveito para lhe lembrar que o código genético é universal, ou seja, é uma linguagem compartilhada por todos os organismos vivos, o que é uma evidência da teoria da ancestralidade comum proposta por Charles Darwin.
Note que a questão pede a definição correta de "código genético". Para o examinador, a definição correta é a letra "A". Entretanto, perceba que a definição na letra "A" é a definição de códon, não de código genético. Portanto, o próprio examinador confundiu as definições. Simplesmente, entenda que o código genético é a correspondência que existe entre códons e aminoácidos, relativa a uma sequência codificadora no DNA. Por outro lado, o genoma é o conjunto de toda a informação genética de um organismo. Por sua vez, o gene é um trecho do material genético que fornece instruções para a fabricação de um produto gênico. Por fim, o genótipo é a constituição de alelos que um indivíduo possui em um determinado loco gênico.
a) trincas de nucleotídeos que codificam os aminoácidos.
CORRETA. É o conceito de códon. Como vimos, "cada “palavra” de três letras é chamada de códon, e cada códon especifica determinado aminoácido" (p. 295). Mais precisamente, o código genético é a correspondência entre códons e aminoácidos.
b) localização de todos os genes encontrados em um genoma.
ERRADA. Não é uma definição para o conceito de "código genético".
c) codificação de sequências repetidas presentes em um genoma.
ERRADA. Não é uma definição para o conceito de "código genético".
d) conjunto de todos os RNAs mensageiros transcritos em um organismo.
ERRADA. Não é uma definição para o conceito de "código genético".
e) todas as sequências de pares de bases presentes em um organismo.
ERRADA. Não é uma definição para o conceito de "código genético".
Deixe um comentário