Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Uma das formas de organização de macromoléculas é pela repetição de subunidades. Essa forma de organização dá-se pela configuração: 

Resposta:

A alternativa correta é letra B) de hélices.

Gabarito da banca: Letra "B"

Entendimento: Letra "B"


Acompanhe minha análise:

 

a)  de folhas betas.

ERRADA. Essas folhas são uma das formas de enovelamento das proteínas, ou seja, de cadeias proteicas. Mas as α-hélice também são uma forma de enovelamento. Assim, dizemos que "esses motivos estruturais podem ser compostos por diferentes sequências de aminoácidos, embora algumas cadeias laterais de aminoácidos não sejam compatíveis com essas formas de enovelamento. Em cada caso, a cadeia proteica assume uma conformação regular e repetitiva" (p. 115).

 

b)  de hélices.

CORRETA. As proteínas 

A estrutura secundária se refere aos diversos arranjos espaciais de aminoácidos próximos na cadeia peptídica central, que provocam dobramentos. Tais dobramentos são denominados estruturas secundárias. Esses arranjos podem apresentar uma organização que se repete em intervalos regulares. As organizações de estruturas secundárias mais comuns são a  α-hélice, a folha ß-pregueada e as curvaturas (Figura 1.6B). As α-hélices, em que a cadeia peptídica se enrola em torno de um eixo imaginário, são estabilizadas por pontes de hidrogênio formadas entre o grupamento amínicos da ligação peptídica de um aminoácido e o grupamento carboxílico da ligação peptídica do aminoácido situado quatro resíduos adiante na mesma cadeia polipeptídica. As folhas ß-pregueadas ocorrem quando os aminoácidos assumem a conformação de uma folha pregueada. A folha ß é estabilizada pela formação de pontes de hidrogênio entre os grupamentos amínicos e carboxílico de cadeias polipeptídicas vizinhas, em vez de ocorrer dentro da própria cadeia, como é o caso das α-hélices. As curvaturas geralmente ocorrem na superfície da proteína, formando dobras definidas que redirecionam a cadeia. Essas curvaturas são compostas por três a quatro resíduos, e um deles é prolina. Essas dobraduras permitem a compactação de proteínas volumosas. Existem também, segmentos na proteína que não fazem ligações transversais não covalentes, formando configurações menos organizadas. Um polipeptídeo pode ser composto por um único tipo de estrutura secundária, como no caso da α-queratina, que é composta apenas por α-hélices, ou, ainda, a proteína pode possuir vários tipos de estruturas secundárias na mesma cadeia, como é o caso do citocromo C. (p. 19, grifo meu).

A imagem aumenta a sua compreensão:

 

Referência: ZAHA, A.; FERREIRA, H. B.; PASSAGLIA, L. M. P. Biologia Molecular Básica. 5. ed. Porto Alegre: Artmed, 2014.

 

c)  da estrutura tridimensional.

ERRADA. Não é uma forma de organização ou padrão, mas sim uma forma de apresentação de átomos e moléculas. Não confunda estrutura terciária de uma proteína com apresentação tridimensional de uma estrutura.

 

d)  das ligações covalentes.

ERRADA. A questão pede um padrão de organização, não um tipo de ligação química.

 

e)  das ligações não covalentes.

ERRADA. São um tipo de ligação química, não de um padrão ou forma de organização.

Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *