Uma diferença fundamental entre as moléculas de DNA e de RNA é o açúcar que compõe seus nucleotídeos. Essa diferença está relacionada a uma vantagem evolutiva da molécula do DNA como depositário da informação genética na grande maioria dos organismos. Essa vantagem está relacionada com:
- A) o pareamento adequado dos nucleotídeos.
- B) a diminuição dos processos oxidativos nucleares.
- C) a resistência química à hidrólise.
- D) o ajuste mecânico na ligação com as bases nitrogenadas.
- E) a fixação da posição de ligação com o grupo fosfato e com a base nitrogenada.
Resposta:
A alternativa correta é letra C) a resistência química à hidrólise.
Gabarito: Letra C.
De forma bem simplificada, isso ocorre em função de a desoxirribose (C5H10O4), açúcar do DNA, não apresentar o grupamento 2'-OH presente na ribose (C5H10O5), açúcar do RNA. Tal grupamento, em condições alcalinas, atua como grupamento nucleofílico no deslocamento intramolecular, provocando a hidrólise da cadeia nucleotídica do RNA, desestabilizando-a. Com isso, pode-se afirmar que o DNA possui vantagem evolutiva por ser mais estável, pois apresenta resistência à hidrólise.
Veja abaixo uma comparação entre os nucleotídeos de RNA e DNA, respectivamente:
Fonte: Bioquímica - 4ª Edição (VOET, 2013)
Analisando as alternativas:
A) o pareamento adequado dos nucleotídeos.
ERRADO. O pareamento dos nucleotídeos ocorre somente na etapa de replicaçãdo do DNA. Estruturalmente, em ambas as moléculas, DNA e RNA, as ligações nucleotídicas ocorrem da mesma forma, através de pontes de fosfato:
Os nucleotídeos consecutivos de ambos DNA e RNA são ligados covalentemente por pontes de grupos fosfato, nas quais o grupo 5'-fosfato de uma unidade nucleotídica é ligado ao grupo 3'-hidroxila do próximo nucleotídeo, criando uma ligação fosfodiéster.1
B) a diminuição dos processos oxidativos nucleares.
ERRADO. As oxidações não ocorrem no interior do núcleo celular, onde se encontra o DNA, mas sim, no interior das mitocôndrias, onde ocorre a respiração celular.
C) a resistência química à hidrólise.
CERTO.
O RNA é altamente suscetível à hidrólise catalisada por bases nitrogenadas. Já o DNA, que não possui grupos 2'-OH, é resistente à hidrólise, portanto, é quimicamente muito mais estável do que o RNA. Provavelmente por isso o DNA, e não o RNA, evoluiu para ser o arquivo genético celular.2
D) o ajuste mecânico na ligação com as bases nitrogenadas.
ERRADO. Não ocorrem ajustes mecânicos no pareamento das bases do DNA, pois elas são complementares: timina se liga com adenina e citosina se liga com guanina, sempre. Nesse sentido, se, em vez de ajustes mecânicos, a alternativa tivesse afirmado que a conformação em dulpa hélice confere maior estabilidade à molécula de DNA, estaria correto. Não foi o caso.
E) a fixação da posição de ligação com o grupo fosfato e com a base nitrogenada.
ERRADO. Em ambas as moléculas, as ligações fosfodiésteres têm a mesma orientação.
Concluímos, portanto, que a alternativa correta é a Letra C.
Referências:
1 NELSON, D. L.; COX, M. M. Princípios de Bioquímica de Lehninger. 6ª Edição - Porto Alegre: Artmed, 2014.
2 VOET, D.; VOET, J. G. Bioquímica. 4ª Edição - Porto Alegre: Artmed, 2013.
Deixe um comentário