(URCA/2020.1) A hipovitaminose K é uma deficiência incomum em adultos, porém bastante evidenciada em recém-nascidos, devido principalmente as pequenas quantidades de vitamina K que a mãe passa para o feto durante a gravidez, além do intestino do recém-nascido ainda não adquirir bactérias, necessárias para a síntese de vitamina K. Dentre as propriedades da vitamina K assinale a alternativa que apresente os principais sintomas de sua carência no organismo:
- A) Provoca alterações neurológicas, como a diminuição dos reflexos, além de dificuldades visuais, catarata, além de predisposição a doenças cardíacas., mal de Parkinson e de Alzheimer.
- B) Pode causar cegueira noturna, provocando ceratoconjuntivite ou a ulcerações nas córneas, que podem evoluir para necroses, além de contribui para a formação de pele seca, unhas quebradiças e queda de cabelo.
- C) Provoca o aumento do risco de problemas cardíacos, osteoporose, além de favorecera incidência de doenças autoimunes como esclerose múltipla e diabetes tipo 1.
- D) provoca dificuldades de coagulação sanguínea, evidenciando sangramentos (hemorragias) nasal, sob a pele, em ferida do estômago ou do intestino, hemorragias no cérebro ou em volta dele são potencialmente fatais para os recém-nascidos. Além de debilitar os ossos.
- E) Provoca diarreia, falta de apetite, emagrecimento, fadiga, insônia, irritabilidade, depressão nervosa e dermatite.
Resposta:
A alternativa correta é letra D) provoca dificuldades de coagulação sanguínea, evidenciando sangramentos (hemorragias) nasal, sob a pele, em ferida do estômago ou do intestino, hemorragias no cérebro ou em volta dele são potencialmente fatais para os recém-nascidos. Além de debilitar os ossos.
Gabarito: Letra D.
d) provoca dificuldades de coagulação sanguínea, evidenciando sangramentos (hemorragias) nasal, sob a pele, em ferida do estômago ou do intestino, hemorragias no cérebro ou em volta dele são potencialmente fatais para os recém-nascidos. Além de debilitar os ossos.
A vitamina K é necessária para a síntese dos fatores de coagulação (fundamental para controlar o sangramento), participando da regulação da síntese hepática de proteínas envolvidas neste processo, por exemplo, os fatores II (pró-trombina), VII, IX e X (fatores de coagulação) e as proteínas C, S e Z (inibidoras da coagulação). Essa vitamina também é importante para a saúde dos ossos (ajuda na fixação de cálcio). Como mencionado na questão o recém-nascidos são mais susceptíveis a essa deficiência, para evitar esse problema esses bebes devem receber uma injeção de vitamina K. A vitamina K é lipossolúvel, e pode ser encontrada em alimentos como verduras de folhas verdes (couve-galega, espinafre e couve-de-folhas) e óleo de soja e de canola. Podemos encontrá-la de duas formas:
Filoquinona: encontrada em plantas e é consumida na dieta.
Menaquinona: produzida por bactérias no intestino.
OBS: Macete para lembrar do papel dessa vitamina - Vitamina K = Koagulação.
Análise das alternativas incorretas:
a) Provoca alterações neurológicas, como a diminuição dos reflexos, além de dificuldades visuais, catarata, além de predisposição a doenças cardíacas., mal de Parkinson e de Alzheimer.
Esses sintomas são referentes à falta de Vitamina E.
b) Pode causar cegueira noturna, provocando ceratoconjuntivite ou a ulcerações nas córneas, que podem evoluir para necroses, além de contribui para a formação de pele seca, unhas quebradiças e queda de cabelo.
Esses sintomas são referentes à falta de Vitamina A.
c) Provoca o aumento do risco de problemas cardíacos, osteoporose, além de favorecera incidência de doenças autoimunes como esclerose múltipla e diabetes tipo 1.
Esses sintomas são referentes à falta de Vitamina D.
e) Provoca diarreia, falta de apetite, emagrecimento, fadiga, insônia, irritabilidade, depressão nervosa e dermatite.
Esses sintomas são referentes à falta de Vitamina B3 (Nicotinamida).
Deixe um comentário