Vitaminas são substâncias orgânicas necessárias em pequenas quantidades para as atividades metabólicas de um organismo e que, em regra geral, não são sintetizadas por ele. Assim, correlacione as vitaminas com os sintomas de sua deficiência para que o quadro abaixo se complete.
Sintomas causados pela deficiência no organismo
Vitamina A (Retinol)
Vitamina C (Ácido arcórbico)
Vitamina K (Filoquinona)
Vitamina E (Tocoferol)
1. Esterilidade masculina e aborto.
2. Fadiga em adultos, insônia e nervosismo em crianças, sangramento das gengivas, escorbuto.
3. Cegueira noturna (xeroftalmia), olhos secos em crianças, cegueira total.
4. Hemorragias.
Assinale a alternativa que preencha corretamente o quadro sobre as vitaminas.
- A) I-3, II-4, III-1, IV-2.
- B) I-4, II-2, III-1, IV-3.
- C) I-1, II-2, III-3, IV-4.
- D) I-2, II-3, III-1, IV-4.
- E) I-3, II-2, III-4 IV-1.
Resposta:
A alternativa correta é letra E) I-3, II-2, III-4 IV-1.
Gabarito: Alternativa E
Justificativa: As vitaminas consistem em moléculas orgânicas essenciais para nosso organismo, no qual são obtidas a partir da alimentação. Sua presença no organismo é responsável por desempenhar inúmeras funções no organismo e sua deficiência por acarretar em danos e doenças. Descrevemos abaixo as mais comuns, quanto a sua denominação, seu tipo e função que desempenha:
Lipossolúveis:
- Vitamina A (retinol): Atua na visão, na pele e auxilia na imunidade. Sua ausência pode causar cegueira noturna, além do risco de causar um problema hepático.
- Vitamina D (calciferol): É relacionado a absorção de cálcio e fósforo nos ossos. Sua ausência pode ocasionar no raquitismo e outras anormalidades ósseas.
- Vitamina E (tocoferol): Apresenta ação antioxidante, auxiliando na prevenção de doenças cardiovasculares e alguns tipos de cânceres. Sua ausência pode acarretar em anemia, distúrbios neurológicos e miopatia esquelética.
- Vitamina K (filoquinona): Está relacionada a coagulação sanguínea. Sua deficiência pode acarretar em hemorragias.
Hidrossolúveis:
- Vitamina B: Consiste em um complexo com 8 tipos de vitaminas, relacionadas as diferentes funções, desde o fornecimento de energia para o corpo, até o bom funcionamento do sistema nervoso e manutenção da musculatura do sistema digestivo. As vitaminas que o compõe são: B1 (tiamina); B2 (riboflavina); B3 (niacina); B5 (ácido pantotênico); B6 (piridoxina); B8 (biotina); B9 (folato - ácido fólico) e B12 (cobalamina).
- Vitamina C (ácido ascórbico): Apresenta ação antioxidante, auxilia na cicatrização, atua no crescimento e manutenção de tecidos corporais, produção de hemácias, absorção de ferro, formação de ossos, dentes e demais tecidos conjuntivos. Sua deficiência pode acarretar em escorbuto, no qual ocasiona em problemas dentários, além de ressecamento no cabelo e pele e anemia.
Dito isto, as consequências representadas pela coluna 2 são resultado das deficiências das seguintes vitaminas:
1. Esterilidade masculina e aborto. - IV) Vitamina E (tocoferol);
2. Fadiga em adultos, insônia e nervosismo em crianças, sangramento das gengivas, escorbuto. - II) Vitamina C (Ácido ascórbico);
3. Cegueira noturna (xeroftalmia), olhos secos em crianças, cegueira total. - I) Vitamina A (retinol);
4. Hemorragias. - III) Vitamina K (filoquinona).
Sendo assim, a sequência correta está representada pela alternativa E) I - 3; II - 2; III - 4; IV - 1.
Deixe um comentário