Analise os sistemas excretores dos animais. I. Glândulas verdes localizadas próximo às antenas que se abrem para o exterior através de um poro excretor. II. Rede de túbulos com células-flama ou solenócitos. III Nefrídios, que removem excreções da cavidade pericárdica e dos vasos sanguíneos. IV.Excreções lançadas por difusão. Quanto à evolução da fisiologia, a sequência do sistema excretor do mais primitivo para o mais evoluído é
excretor.
- A)I, II, III, IV
- B)IV, II, III, I
- C)III, IV, I, II
- D)I, III, II, IV
- E)IV,III, II, I
Resposta:
A alternativa correta é B)
Os sistemas excretores dos animais apresentam uma diversidade de estruturas que refletem sua evolução fisiológica. Analisando as características descritas, é possível ordená-las do mais primitivo ao mais evoluído com base na complexidade e eficiência dos mecanismos de excreção.
O sistema mais primitivo é aquele em que as excreções são lançadas por difusão (IV), comum em organismos simples, como poríferos e cnidários, que não possuem estruturas especializadas para essa função. Em seguida, temos a rede de túbulos com células-flama ou solenócitos (II), presente em platelmintos, que já demonstra uma organização mais complexa para eliminação de resíduos.
Os nefrídios (III) representam um avanço evolutivo, sendo encontrados em anelídeos e moluscos, onde realizam a filtração de fluidos corporais e a remoção de excretas de forma mais eficiente. Por fim, as glândulas verdes (I), presentes em crustáceos, são estruturas especializadas localizadas próximo às antenas, indicando um alto grau de complexidade e adaptação ao ambiente.
Portanto, a sequência correta, do mais primitivo ao mais evoluído, é IV, II, III, I, correspondente à alternativa B).
Deixe um comentário