Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Leia o TEXTO 6 para responder à questão . TEXTO 6     A busca pela sustentabilidade, que mobiliza países, instituições e pessoas em todo o globo, faz emergir, com força, uma nova vertente econômica – a bioeconomia – focada em indústrias e negócios de base biológica que resultem em produtos e processos seguros, limpos e de baixo impacto ambiental. Esse movimento terá profundo impacto na agricultura do futuro. O Brasil, por ser o país com a maior diversidade biológica do planeta, pode participar, com grande vantagem, desse mercado emergente. Nossa biodiversidade é reserva quase ilimitada de insetos (1), bactérias (2), fungos (3), nematoides (4), protozoários (5) e vírus (6). Nos solos tropicais, estão micro-organismos capazes de controlar patógenos de plantas, promover o crescimento radicular, aumentar a eficiência na absorção e no uso de nutrientes, degradar contaminantes do solo, dentre muitas outras funções de interesse. LOPES, Maurício Antônio. Insetos, bactérias, fungos são o futuro da agricultura no Brasil. Disponível em: < https://gauchazh.clicrbs.com.br/opiniao/noticia/2018/09/insetos-bacterias-fungos-sao-o-futuro-daagricultura-no-brasil-cjm29doff039f01mnwun5ldxg.html>. Acesso em: 08 out. 2018 (adaptado).Sobre os organismos enumerados no TEXTO 6, julgue as afirmativas a seguir. I. Os organismos identificados por 2 e 6 são procariontes e podem ser utilizados no controle biológico. II. Alguns representantes do organismo identificado por 3 podem ser utilizados na indústria de alimentos. III.Algumas espécies do organismo identificado por 1 podem ser utilizadas na indústria têxtil. IV.Representantes de 5 constituem o zooplâncton e participam da cadeia alimentar de vários animais. V. As espécies identificadas por 4 são multicelulares, autótrofas e utilizadas no controle de pragas. stão CORRETAS, apenas, as afirmativas

Leia o TEXTO 6 para responder à questão .

TEXTO 6

    A busca pela sustentabilidade, que mobiliza países, instituições e pessoas em todo o globo, faz emergir,
com força, uma nova vertente econômica – a bioeconomia – focada em indústrias e negócios de base
biológica que resultem em produtos e processos seguros, limpos e de baixo impacto ambiental. Esse
movimento terá profundo impacto na agricultura do futuro. O Brasil, por ser o país com a maior
diversidade biológica do planeta, pode participar, com grande vantagem, desse mercado emergente. Nossa
biodiversidade é reserva quase ilimitada de insetos (1), bactérias (2), fungos (3), nematoides (4),
protozoários (5) e vírus (6)
. Nos solos tropicais, estão micro-organismos capazes de controlar patógenos
de plantas, promover o crescimento radicular, aumentar a eficiência na absorção e no uso de nutrientes,
degradar contaminantes do solo, dentre muitas outras funções de interesse.

LOPES, Maurício Antônio. Insetos, bactérias, fungos são o futuro da agricultura no Brasil. Disponível em:
< https://gauchazh.clicrbs.com.br/opiniao/noticia/2018/09/insetos-bacterias-fungos-sao-o-futuro-daagricultura-no-brasil-cjm29doff039f01mnwun5ldxg.html>. Acesso em: 08 out. 2018 (adaptado).

Sobre os organismos enumerados no TEXTO 6, julgue as afirmativas a seguir.

I. Os organismos identificados por 2 e 6 são procariontes e podem ser utilizados no controle biológico.

II. Alguns representantes do organismo identificado por 3 podem ser utilizados na indústria de alimentos.

III.Algumas espécies do organismo identificado por 1 podem ser utilizadas na indústria têxtil.

IV.Representantes de 5 constituem o zooplâncton e participam da cadeia alimentar de vários animais.

V. As espécies identificadas por 4 são multicelulares, autótrofas e utilizadas no controle de pragas.

stão CORRETAS, apenas, as afirmativas

Resposta:

A alternativa correta é D)

O TEXTO 6 aborda a importância da bioeconomia e da biodiversidade brasileira, destacando organismos como insetos, bactérias, fungos, nematoides, protozoários e vírus como elementos-chave para uma agricultura sustentável e inovadora. Com base nas informações fornecidas, analisaremos as afirmativas apresentadas para identificar quais estão corretas.

Afirmativa I: Os organismos identificados por 2 (bactérias) e 6 (vírus) são procariontes e podem ser utilizados no controle biológico. Esta afirmativa está incorreta, pois os vírus não são considerados procariontes, uma vez que não possuem estrutura celular. Além disso, embora bactérias sejam frequentemente usadas no controle biológico, vírus também podem ser empregados, mas a classificação como procariontes não se aplica a eles.

Afirmativa II: Alguns representantes do organismo identificado por 3 (fungos) podem ser utilizados na indústria de alimentos. Esta afirmativa está correta, pois fungos como leveduras são amplamente utilizados na produção de pães, cervejas e queijos, entre outros alimentos.

Afirmativa III: Algumas espécies do organismo identificado por 1 (insetos) podem ser utilizadas na indústria têxtil. Esta afirmativa está correta, pois insetos como o bicho-da-seda são essenciais na produção de seda, um material valioso para a indústria têxtil.

Afirmativa IV: Representantes de 5 (protozoários) constituem o zooplâncton e participam da cadeia alimentar de vários animais. Esta afirmativa está correta, pois muitos protozoários fazem parte do zooplâncton, servindo como base alimentar para diversos organismos aquáticos.

Afirmativa V: As espécies identificadas por 4 (nematoides) são multicelulares, autótrofas e utilizadas no controle de pragas. Esta afirmativa está incorreta, pois nematoides não são autótrofos; são heterótrofos, podendo ser parasitas ou de vida livre, e alguns são utilizados no controle biológico de pragas.

Portanto, as afirmativas corretas são II, III e IV, correspondendo à alternativa D.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *