Os organismos aquáticos que fazem parte dos ecossistemas marinhos e de água doce são classificados em três grupos de acordo com a sua capacidade de deslocamento. Considerando essa classificação, analise as colunas abaixo e numere a Coluna II (definição) de acordo com a classificação contida na Coluna I. Coluna I CLASSIFICAÇÃO 1. Plâncton2. Nécton3. BentosColuna II DEFINIÇÃO( ) Conjunto de seres que têm um deslocamento passivo pela água, ou seja, são arrastados pelas correntes marinhas ou mesmo pelas ondas.( ) Organismos que vivem no fundo do mar e que podem ser sésseis (esponjas, algas macroscópicas, cracas, ostras, anêmona) ou locomoverem-se no substrato (siris, caranguejos, caramujos e estrelas-do-mar). ( ) Seres dotados de movimento ativo e que são capazes de nadar e vencer as correntes. Os melhores exemplos são os peixes e os mamíferos aquáticos.A sequência correta, de cima para baixo, é:
ecossistemas marinhos e de água doce são
classificados em três grupos de acordo com a sua
capacidade de deslocamento. Considerando essa
classificação, analise as colunas abaixo e numere a
Coluna II (definição) de acordo com a classificação
contida na Coluna I.
têm um deslocamento
passivo pela água, ou
seja, são arrastados
pelas correntes marinhas
ou mesmo pelas ondas.
no fundo do mar e que
podem ser sésseis
(esponjas, algas
macroscópicas, cracas,
ostras, anêmona) ou
locomoverem-se no
substrato (siris,
caranguejos, caramujos e
estrelas-do-mar).
movimento ativo e que
são capazes de nadar e
vencer as correntes. Os
melhores exemplos são
os peixes e os mamíferos
aquáticos.
- A)2, 3, 1.
- B)1, 2, 3.
- C)1, 3, 2.
- D)2, 1, 3.
Resposta:
A alternativa correta é C)
Os organismos aquáticos são classificados em três grupos principais de acordo com sua capacidade de deslocamento: plâncton, nécton e bentos. Essa classificação é essencial para compreender a dinâmica dos ecossistemas aquáticos e o papel de cada organismo dentro desses ambientes.
O plâncton é formado por seres que possuem um deslocamento passivo, sendo carregados pelas correntes marinhas ou pelo movimento das ondas. Esses organismos, que incluem fitoplâncton (microalgas) e zooplâncton (pequenos animais e larvas), são fundamentais para a cadeia alimentar aquática, servindo como base para muitos outros seres vivos.
O nécton compreende os organismos que têm capacidade de natação ativa, podendo se mover contra as correntes. Este grupo inclui peixes, mamíferos aquáticos (como golfinhos e baleias), lulas e outros animais que dominam a coluna d'água. Sua mobilidade permite que explorem diferentes áreas do ecossistema em busca de alimento e abrigo.
Por fim, os bentos são os seres que vivem associados ao fundo dos corpos d'água, podendo ser sésseis (fixos) ou móveis. Exemplos incluem esponjas, corais, crustáceos como caranguejos e siris, além de moluscos. Esses organismos desempenham papéis importantes na reciclagem de nutrientes e na estruturação dos habitats bentônicos.
Portanto, a sequência correta que relaciona a classificação com suas definições é: 1 (plâncton) para os organismos de deslocamento passivo, 3 (bentos) para os seres do fundo aquático e 2 (nécton) para os nadadores ativos, correspondendo à alternativa C) 1, 3, 2.
Deixe um comentário